Caça russo Su-35 entra pra lista de aviões abatidos pela Ucrânia
Por André Magalhães Publicado em 03/04/2022, às 15h29
Um caça russo Su-35S foi abatido neste domingo (3) pela resistência ucraniana. Imagens dos destroços do avião confirmaram a perda da aeronave próximo a cidade de Izium, a leste do país.
O emprego do avançado caça russo no conflito com a Ucrânia foi confirmado pelo próprio Ministério da Defesa da Rússia, que já havia publicado vídeos das ações dos aviões.
Outras imagens mostraram que o piloto conseguiu ejetar, mas consta que foi capturado pelas forças ucranianas.
We can see Russian domination in the air. pic.twitter.com/onNogXuBik
— Kriegsforscher (@OSINTua) April 3, 2022
O Su-35S conhecido como Flanker-E é um caça de 4 ° geração plus (ou 4,5) e se destaca por sua grande manobrabilidade, uma característica comum dos caças da família Flanker. Além disso, dispõe de um potente radar e capacidade de transportar avançados mísseis ar-ar.
Desde o começo do conflito a Rússia perdeu algumas aeronaves em combate, destaque para os modernos caças-bombeiros Su-34, além de um avançado Su-30 e ainda um Su-25.
Entretanto, a força aérea da Ucrânia também teve baixas, incluindo caças MiG-29, Su-27 Flanker e Su-25. Vale ressaltar que a maioria dos aviões do país foram destruídos ainda em solo. A perda de caças pela Rússia pode estar relacionada as táticas de guerra usada pela força aérea, que mantém voos a baixa altura e ainda não conseguiu neutralizar a defesa aérea da Ucrânia.