Turquia tem uma importante participação no projeto do A400M
Por André Magalhães Publicado em 04/04/2022, às 19h25
A Turquia recebeu seu décimo e último A400M, o cargueiro militar da Airbus, no dia 29 de março. A aeronave final chegou na Turquia sete anos após a primeira entrega à força aérea turca.
A Turquia tem uma importante participação no projeto do avião, sendo um dos seis países sócios do programa, ao lado da Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra e Espanha.
Além disso, a Turkish Aerospace Industries, empresa do seguimento aeroespacial do país, integrou sistemas de contramedidas infravermelhas direcional (DIRCDM) para o A400M. A fabricação da fuselagem do cargueiro ainda conta com ampla participação da indústria turca.
A aeronave europeia está em uma classe de cargueiros estrátegicos com capacidade tática intermediária, podendo transportar até 37.000 quilos que limita o alcance máximo aos 3.300 quilômetros. O A400M está acima do brasileiro C-390 Millennium, da Embraer, e do norte-americano C-130J Super Hercules, da Lockheed Martin, que transportam em média 20.000 quilos de carga. O avião da Airbus está logo abaixo das capacidades do norte-americano Boeing C-17 Globemaster III, que transporta 77.500 quilos de carga, por até 4.500 quilômetros.
O A400M tem uma autonomia máxima de 8.900 km. Outra característica é o emprego do avião em diversas missões como: reabastecimento em voo, transporte de tropas (incluindo paraquedistas), evacuação aeromédica, ajuda humanitária, transporte de veículos militares, entre outras operações.
Atualmente o avião é utilizado pela Alemanha (53), França (50), Espanha (27), Turquia (10), Reino Unido (22), Bélgica (7), Luxemburgo (1). Todavia, o A400M também foi encomendado por nações fora da aliança militar da Otan, é o caso da Malásia e da Indonésia que encomendaram algumas aeronaves.