Turquia e Israel assinam histórico acordo de céus abertos

Governos da Turquia e de Israel assinaram o primeiro acordo bilateral do tipo desde 1951

Marcel Cardoso Publicado em 07/07/2022, às 11h00

Acordo permitirá que companhias aéreas possam voar livremente entre os dois países - Divulgação

Os governos da Turquia e de Israel assinaram hoje (7), pela primeira vez em 71 anos, um acordo bilateral que expande o tráfego aéreo entre os dois países.

O fato histórico foi concebido a partir da visita do presidente israelense Isaac Herzog ao Chefe de Estado turco, Recep Erdogan, em Ancara, em março. A expectativa agora é de que as companhias aéreas turcas, como a Turkish Airlines, possam fazer voos diretos para Israel e vice-versa, no caso da El Al. 

As relações de aviação são uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico de Israel e de particular importância para a posição regional de Israel”, de acordo com Merav Michaeli, Ministro dos Transportes israelense.

Esta é uma nova tentativa de restaurar os laços diplomáticos entre as nações, que estavam em relações conturbadas desde 2010, quando elas retiraram seus respectivos embaixadores, depois que forças israelenses invadiram uma divisão de embarcações que seguia para Gaza, resultando na morte de nove ativistas turcos a bordo.

Boeing 787 da israelense El Al - Foto: Divulgação.

 

Em 2018, houve novo conflito agravando o relacionamento entre os países, durante a discussão envolvendo a mudança da embaixada turca em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, o que provocou a mesma reação de oito anos antes.

O acordo de hoje pelos diretores das autoridades de aviação civil dos dois países foi possível graças a negociações abertas e construtivas nas últimas semanas e constitui um marco importante no avanço das relações bilaterais”, de acordo com um comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro de Israel, Yair Lapid.

aeronave notícias de aviação avião aviação Acordo Turquia Israel

Leia também

EUA devem aprovar venda dos caças F-16 para a Turquia
Israel estuda aumentar autonomia do caça stealh F-35I Adir