Turboélice multimissão Kodiak cresce e ganha melhorias

Novo Kodiak 900 é versão maior e com melhorias aerodinâmica da família Kodiak

Por Edmundo Ubiratan - De Oshkosh Publicado em 02/08/2022, às 14h55

Kodiak 900 é versão alongada e de desempenho aprimorado do Kodiak 100 - Daher

A francesa Daher avança no segmento de monoturboélices multimissão com o lançamento do novo Kodiak 900, a versão maior e mais rápida do robusto Kodiak 100. O foco do fabricante será atender ao mercado de aviões multifuncionais com capacidade de operar em pistas curtas e sem infraestrutura de solo.

A estreia ocorreu no AirVenture 2022, em Oshkosh, com a Daher confirmando sua estratégia de ampliar a família de aeronaves Kodiak, completando a linha de produtos ao juntar aos turboélices TBM 910 e TBM 960.

Daher apresentou Kodiak 100 e Kodiak 900 em Oshkosh, nos EUA | Photo: Taylor Peeff/AERO Magazine

 

Entre os destaques do novo avião é seu maior porte quando comparado ao Kodiak 100, oferecendo uma fuselagem 1,18 metro mais longa, com mais espaço para passageiros e carga.

A fuselagem foi reprojetada para manter a elevada robustez do Kodiak, com refinamentos aerodinâmicos que permitiram reduzir o arrasto, incluindo mudanças como a substituição do degrau de entrada do piloto por uma escada dobrável, bem como a adição de tampas de flaptrack no carenagens das asas e rodas ao trem de pouso. Aliás, o uso de carenagens de roda é outra das diferenças visuais do Kodiak 900, sendo certificadas como estruturas secundárias, o que garante suportar pousos em pistas não pavimentadas. A carenagem da roda do trem de pouso principal pode ser usada como degrau inspeções pré-voo ou reabastecimento de ponto único.

Carenagem das rodas melhoram aerodinâmica e podem ser usadas mesmo em pistas não-pavimentadas

Uma “limpeza” aerodinâmica significativa das tomadas de ar também foi realizada, com os dutos, entradas e entradas de ar redesenhados, visando assim menor arrasto.

Além disso, o avião ganhou um incremento na velocidade de cruzeiro, passando para 210 KTAS (388 km/h) e uma maior carga útil, assim como alcance máximo de 1.129 nm (2.090 km).

Kodiak 900 oferece maior capacidade e desempenho que seu irmão mais velho

 

A fuselagem alongada do Kodiak 900 oferece um aumento total do volume da cabine de 20% para 309 pés cúbicos e apresenta um interior totalmente novo que combina a experiência da Daher na criação de interiores refinados e luxuosos para a família de aeronaves TBM com a herança robusta do Kodiak para criar uma cabine que é versátil e bem equipada.

Segundo a Daher, em conversa com a AERO Magazine, o consumo de combustível foi reduzido em nove por cento, reduzindo consideravelmente os custos operacionais por assento-quilômetro voado. Segundo o material de divulgação, o consumo é de 220 litros por hora, considerando o peso máximo de decolagem de 3.629 kg.

O alcance máximo, com 156 KTAS, voando a 12.000 pés, é de 1.129 nm, enquanto a autonomia é de aproximadamente 6,8 horas, números relativamente melhores que seus concorrentes diretos.

Embora a comparação natural seja com a família Cessna Caravan, a Daher evita classificar o Kodiak como um rival bem-sucedido e amplamente utilizado no transporte regular de passageiros e cargas.

“O Kodiak 900 está em uma categoria própria: um avião turboélice utilitário não pressurizado altamente versátil que pode transportar cargas impressionantes enquanto navega confortavelmente a 210 KTS em luxo refinado”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher.

A Daher ressalta o maior conforto a bordo, através dos novos assentos de passageiros Summit+ que são multidirecionais, podendo ser configurado em diversas opções, inclusive clube seat, assim como o padrão de todos olhando para frente, atendendo assim ampla gama de requisitos de usuários e perfis de missão. Além disso, os assentos podem ser removidos inteiramente para maximizar o espaço e a carga útil, exigindo apenas o destravamento das presilhas e sua retirada dos trilhos, em um trabalho de poucos minutos. Painéis de amenidades individuais que incluem portas USB-A e USB-C, conectores de fone de ouvido, porta-copos e porta-telefone estão agora em todos os assentos.

Embora o Kodiak 900 tenha sido certificado pela FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos, em 20 de julho, as entregas começarão apenas em 2023.

Cessna Kodiak 100 Kodiak Oshkosh EAA turboélice Caravan TBM AirVenture Dahher Kodiak 900

Leia também

Daher entrega o primeiro TBM 960 e confirma carteira de pedidos até 2023
Daher amplia a rede de serviços e manutenção na Europa