Novo Kodiak 900 é versão maior e com melhorias aerodinâmica da família Kodiak
Por Edmundo Ubiratan - De Oshkosh Publicado em 02/08/2022, às 14h55
A francesa Daher avança no segmento de monoturboélices multimissão com o lançamento do novo Kodiak 900, a versão maior e mais rápida do robusto Kodiak 100. O foco do fabricante será atender ao mercado de aviões multifuncionais com capacidade de operar em pistas curtas e sem infraestrutura de solo.
A estreia ocorreu no AirVenture 2022, em Oshkosh, com a Daher confirmando sua estratégia de ampliar a família de aeronaves Kodiak, completando a linha de produtos ao juntar aos turboélices TBM 910 e TBM 960.
Entre os destaques do novo avião é seu maior porte quando comparado ao Kodiak 100, oferecendo uma fuselagem 1,18 metro mais longa, com mais espaço para passageiros e carga.
A fuselagem foi reprojetada para manter a elevada robustez do Kodiak, com refinamentos aerodinâmicos que permitiram reduzir o arrasto, incluindo mudanças como a substituição do degrau de entrada do piloto por uma escada dobrável, bem como a adição de tampas de flaptrack no carenagens das asas e rodas ao trem de pouso. Aliás, o uso de carenagens de roda é outra das diferenças visuais do Kodiak 900, sendo certificadas como estruturas secundárias, o que garante suportar pousos em pistas não pavimentadas. A carenagem da roda do trem de pouso principal pode ser usada como degrau inspeções pré-voo ou reabastecimento de ponto único.
Uma “limpeza” aerodinâmica significativa das tomadas de ar também foi realizada, com os dutos, entradas e entradas de ar redesenhados, visando assim menor arrasto.
Além disso, o avião ganhou um incremento na velocidade de cruzeiro, passando para 210 KTAS (388 km/h) e uma maior carga útil, assim como alcance máximo de 1.129 nm (2.090 km).
A fuselagem alongada do Kodiak 900 oferece um aumento total do volume da cabine de 20% para 309 pés cúbicos e apresenta um interior totalmente novo que combina a experiência da Daher na criação de interiores refinados e luxuosos para a família de aeronaves TBM com a herança robusta do Kodiak para criar uma cabine que é versátil e bem equipada.
Segundo a Daher, em conversa com a AERO Magazine, o consumo de combustível foi reduzido em nove por cento, reduzindo consideravelmente os custos operacionais por assento-quilômetro voado. Segundo o material de divulgação, o consumo é de 220 litros por hora, considerando o peso máximo de decolagem de 3.629 kg.
O alcance máximo, com 156 KTAS, voando a 12.000 pés, é de 1.129 nm, enquanto a autonomia é de aproximadamente 6,8 horas, números relativamente melhores que seus concorrentes diretos.
Embora a comparação natural seja com a família Cessna Caravan, a Daher evita classificar o Kodiak como um rival bem-sucedido e amplamente utilizado no transporte regular de passageiros e cargas.
“O Kodiak 900 está em uma categoria própria: um avião turboélice utilitário não pressurizado altamente versátil que pode transportar cargas impressionantes enquanto navega confortavelmente a 210 KTS em luxo refinado”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher.
A Daher ressalta o maior conforto a bordo, através dos novos assentos de passageiros Summit+ que são multidirecionais, podendo ser configurado em diversas opções, inclusive clube seat, assim como o padrão de todos olhando para frente, atendendo assim ampla gama de requisitos de usuários e perfis de missão. Além disso, os assentos podem ser removidos inteiramente para maximizar o espaço e a carga útil, exigindo apenas o destravamento das presilhas e sua retirada dos trilhos, em um trabalho de poucos minutos. Painéis de amenidades individuais que incluem portas USB-A e USB-C, conectores de fone de ouvido, porta-copos e porta-telefone estão agora em todos os assentos.
Embora o Kodiak 900 tenha sido certificado pela FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos, em 20 de julho, as entregas começarão apenas em 2023.