BAE Systems, Leonardo e Mitsubishi se uniram em acordo para o desenvolvimento de aeronaves de combate de última geração
Por Marcel Cardoso Publicado em 13/09/2023, às 07h26
Empresas do ramo de defesa do Reino Unido, Japão e Itália firmaram um acordo de colaboração para cumprir os requisitos da fase conceitual de uma aeronave de combate de próxima geração.
O Programa Global de Combate Aéreo (Gcap) é uma parceria de importância estratégica entre a BAE Systems, a Mitsubishi Heavy Industries e a Leonardo para que, com objetivos industriais e militares, colaborem mutuamente para a entrega deste novo avião em 2035.
“O acordo de colaboração sinaliza o alinhamento preciso que existe entre as três nações para o cumprimento das metas e dos objetivos compartilhados no âmbito do programa, buscando entregar uma aeronave de combate verdadeiramente internacional e de próxima geração”, disse Herman Claesen, Diretor Geral do Future Combat Air Systems, da BAE Systems.
As três empresas irão participar ativamente na integração, colaboração e compartilhamento de informações para a próxima fase do programa. Elas estabelecerão acordos de trabalho a longo prazo, além de permitir maior maturidade no conceito e nos requisitos de capacidade.
🔴#LDO_PR Defence industry leaders in the #UK, #Japan and #Italy have agreed a trilateral Collaboration Agreement to deliver the concept phase requirements of a next generation combat #aircraft for the @GlobalCombatAir #GCAP #DSEI23 https://t.co/lcHHX0uhbh. pic.twitter.com/Vl9BG60rWF
— Leonardo (@Leonardo_live) September 12, 2023
“Esta colaboração trilateral dentro do programa, com o objetivo específico de desenvolver um sistema de próxima geração, representa o carro-chefe das capacidades distintivas e tecnologias disruptivas que os parceiros das três nações irão partilhar de forma inovadora”, disse Guglielmo Maviglia, Diretor do Programa Gcap, da Leonardo SpA.