Tráfego aéreo global deve crescer até 10,2% em 2025, diz estudo

Segundo estudo do Boston Consulting Group, o tráfego aéreo global deve crescer até 10,2% em 2025

Por Marcel Cardoso Publicado em 18/09/2025, às 17h07

Relatório Air Travel Demand Outlook 2025 prevê expansão da aviação mundial, mesmo diante de gargalos na cadeia de suprimentos e tensões geopolíticas - Floripa Airport/Ricardo Wolffenbuttel

Após registrar alta de 6,5% em 2024, o tráfego aéreo global deve manter ritmo de expansão em 2025, segundo o estudo Air Travel Demand Outlook 2025, divulgado pelo Boston Consulting Group.

A taxa composta de crescimento anual projetada é de 5,6%, impulsionada pelo retorno da demanda internacional, especialmente da China e da Índia, além de investimentos em tecnologias digitais e inteligência artificial aplicadas ao setor aéreo.

Estamos diante de um setor que soube se reinventar rapidamente, e que agora enfrenta o desafio de crescer com eficiência em um ambiente operacional que ainda é limitado. Há sinais claros de amadurecimento tecnológico e novas oportunidades de receita”, disse Leandro Paez, diretor executivo e sócio do BCG.

Principais desafios

O estudo destaca fatores que podem limitar a expansão da aviação global em 2025:

Cenários possíveis

O relatório apresenta três trajetórias potenciais para a demanda aérea no próximo ano:

Estratégia para avançar

Independentemente do cenário, o setor aéreo deverá continuar enfrentando limitações de capacidade, com impacto sobre tarifas e planejamento estratégico das companhias. “Será fundamental seguir investindo em tecnologia, reforçar parcerias estratégicas e manter o foco na eficiência. A aviação global caminha para um novo ciclo de crescimento – e quem sair na frente em inovação terá vantagens claras”, concluiu Paez.

crescimento da aviação aeronaves comerciais aviação mundial inteligência artificial aviação tráfego aéreo global Boston Consulting Group estudo aviação BCG demanda aérea 2025 Air Travel Demand Outlook

Leia também

Subsidiária da Embraer fará modernização da gestão de tráfego aéreo na África do Sul
Tráfego aéreo cresce na América Latina com Brasil em alta