Top Gun: Maverick teve participação de avião da Embraer

O Phenom 300 da Embraer realizou sequência de filmagens sobre o porta-aviões USS Abraham Lincoln

Por André Magalhães Publicado em 31/05/2022, às 11h30

- Divulgação

O recém-lançado filme Top Gun: Maverick teve participação de avião da Embraer em suas filmagens. Um jato Phenom 300 foi utilizado nas gravações, em especial nas tomadas que mostram o porta-aviões USS Abraham Lincoln e nas cenas embarcadas dos caças F/A-18F Super Hornet.

Top Gun: Maverick, estreou nos cinemas no dia 26 de maio, mas o coordenador das tomadas aéreas do filme, Kevin La Rossa II, postou apenas agora em seu Instagram as imagens do jato da Embraer realizando voos baixos sobre o porta-aviões.

A produção do filme utilizou o porta-aviões USS Abraham Lincoln nas tomadas embarcadas, sendo necessário mostrar algumas imagens de aproximação e decolagem do navio.

O Phenom 300 da produtora Team5 Aerial Systems usa uma câmera de alta resolução instalada no nariz do avião para fazer imagens em 360 graus. O avião realizou uma série de voos a baixa altura sobre o porta-aviões norte-americano.

Nas filmagens do longa também foi utilizado o jato de treinamento L-39, da CineJet que realizou as filmagens em voo dos F/A-18 Super Hornet. O L-39 tem várias câmeras de alta para a melhor captura de cenas e por ser um avião de treinamento avançado pode fazer várias acrobacias, acompanhando quase todas as manobras dos caças.

“O L-39 CineJet foi escolhido para a maioria dos dogfight e voos de baixo e alta performance. O Phenom Camera Jet com meu co-capitão @jonathan_spano foi escolhido para qualquer operação estendida sobre a água”, disse La Rossa.

Sabia Mais...

O ponto alto de Top Gun: Maverick são as imagens aéreas e muito foi investido nisso. A produtora Paramount Pictures gastou aproximadamente R$ 53.606 por hora de voo com os atores. A ideia era ter o máximo de realismo nas cenas de ação com os atores interpretando os pilotos da marinha dos Estados Unidos.

A maioria das cenas em voo foram gravadas com os atores a bordo a pedido de Tom Cruise, que desejava para trazer uma maior realidade dos efeitos do voo em caças.

Top Gun: Maverick é a continuação do clássico Top Gun Ases Indomáveis, de 1986. A nova trama traz Pete "Maverick" Mitchell (Tom Cruise) como um experiente piloto de testes que é chamado para treinar um grupo de pilotos da Marinha para uma missão de combate real. No decorrer do longa, muitas referências ao filme da década de 1980 aparecem.

aeronave notícias de aviação avião aviação Embraer Filme Phenom 300 Maverick Top Gun cinema

Leia também

Top Gun: Maverick arrecada US$ 248 milhões na semana de estreia
Jato executivo mais entregue do mundo é fabricado pela Embraer