A primeira fase dos testes com o AW609 foram realizadas em abril
Por Marcel Cardoso Publicado em 27/06/2024, às 08h02
A Leonardo anunciou, na última quarta-feira (26), que o programa do tiltrotor AW609 completou, com sucesso, o seu primeiro teste de navio, com o apoio da Marinha da Itália.
Entre os dias 3 e 12 de abril, o AW609 AC4, com uma configuração que representa totalmente a produção final, realizou testes de demonstração, transferindo-se das instalações do fabricante em Cascina Costa (Samarate) para a Base Naval Maristaer Grottaglie.
O tiltrotor AW609 AC4, da @Leonardo_live, concluiu com sucesso, seu primeiro teste de navio, transferindo-se das instalações do fabricante em Cascina Costa (Samarate) para a Base Naval Maristaer Grottaglie, na Itália.
— AERO Magazine (@Aero_Magazine) June 27, 2024
📺: @Leonardo_live
Saiba mais 🔽: pic.twitter.com/jCkcgZly0g
Os testes são o último passo dado nas atividades realizadas por um grupo de trabalho conjunto que também incluíram o Exército e a Polícia Aduaneira da Itália, com o intuito de avaliar o potencial das tecnologias de tiltrotor enquanto recursos complementares aos ativos já em uso entre os serviços governamentais, fornecendo uma capacidade rápida de longo alcance com decolagem e pouso verticais e cruzeiro rápido, acima das condições climáticas.
"As tecnologias de aeronaves de asas rotativas continuam a ser fundamentais para o desenvolvimento de recursos voltados para o futuro e para nossos planos de crescimento no setor, o que foi amplamente demonstrado pelo progresso do programa do tiltrotor AW609”, disse Lorenzo Mariani, Co-Gerente Geral da Leonardo.
Agora, será feita uma avaliação e uma análise detalhadas dos dados coletados, com o intuito de permitir possíveis testes de acompanhamento para refinar melhor as abordagens, bem como impulsionar outros aprimoramentos da plataforma para operar no ambiente naval/embarcado.