Thales teve a oportunidade de formalizar parcerias para o desenvolvimento de sistemas de proteção do espaço aéreo contra drones
Por Micael Rocha Publicado em 24/05/2024, às 08h00
A Thales revelou suas mais recentes inovações em aeronaves não tripuladas e serviços de manutenção no DroneShow 2024, evento que terminou ontem (23), no Expo Center Norte, em São Paulo.
O EagleShield, baseado no radar holográfico Gamekeeper, é uma tecnologia avançada para detectar, identificar e classificar drones no espaço aéreo civil. Fabricado no Brasil pela Omnisys Engenharia, subsidiária da Thales, este dispositivo anti-drones pode ser integrado a sistemas para neutralizar veículos suspeitos, aumentando a segurança aérea.
Além das inovações tecnológicas, a empresa anunciou uma parceria estratégica com as empresas nacionais Omnisys e Iacit e a suíça Meteomatics. Esta colaboração visa desenvolver novas tecnologias, incluindo drones para uso meteorológico, promovendo avanços significativos no setor de aviação.
"O DroneShow é uma excelente oportunidade para apresentar nossas soluções de ponta e explorar esse mercado promissor. (...) A parceria que vamos firmar com empresas de renome é um exemplo da força que queremos trazer para esse mercado", disse Luciano Rodrigues Macaferri, Diretor Geral da Thales no Brasil.
De acordo com um estudo apresentado pela empresa, com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o número de aeronaves não tripuladas registradas no Brasil ultrapassou as 94.000 unidades nos últimos cinco anos.