Programa do SkyCourier avança e primeiro avião destinado a FedEx será entregue ainda este ano
Por Gabriel Benevides Publicado em 26/03/2021, às 18h00 - Atualizado às 18h42
G500 e G600 fazem parte da nova geração de aviões de negócios da Gulfstream
Conforme o turboélice Cessna SkyCourier avança no seu projeto, a Textron anunciou o início da fase de ensaios de voo do programa de certificação. Os três protótipos superaram mais de 700 horas, onde foram avaliados e uma série de parâmetros, incluindo desempenho, capacidade e robustez da aeronave.
A Textron espera concluir ainda este ano o processo de certificação junto a FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos, permitindo a entrega dos primeiros exemplares até o último semestre. Com a adição da terceira aeronave no programa de ensaios de voo, ocorrido no final de 2020, a equipe de certificação do Cessna SkyCourier pode avançar nas análises da expansão do envelope de voo e design estrutural.
Também foram concluídos os testes em climas extremos, em temperaturas elevadas e muito frias. Outra importante etapa finalizada foi referente aos ensaios de colisão com pássaros, separados por oito testes em um período de dois meses, para avaliar a resistência do impacto no para-brisa e demais estruturas externas.
A Textron espera a certificação do motor turbo-hélice Pratt & Whitney Canada PT6A-65SC por parte das autoridades de aviação do Canadá, onde o motor é produzido, para as próximas semanas.
Com o avanço do programa, a Textron realizará a montagem final do SkyCourier neste mês, na unidade da Cessna em Wichita, no estado do Kansas, nos Estados Unidos.
A aeronave será oferecida em duas configurações, incluindo uma versão cargueira com capacidade de carga útil de 6.000 libras (2.700 kg) e uma versão de transporte de passageiros com 19 lugares.