Família é uma evolução do modelo 350i e recebeu aprimoramentos no cockpit e cabine
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 06/10/2020, às 17h00 - Atualizado às 18h47
King Air 360 é a versão atualizada da família King Air e ganhou novos sistemas
A recém-lançada família King Air 360 recebeu hoje (5) o certificado de tipo da FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos. A certificação ocorreu menos de três meses após o lançamento dos novos aviões, quando a Textron revelou o programa em meados de agosto deste ano.
Composto pelos modelos King Air 360 e King Air 360ER, a nova família expande as capacidades recursos existentes na série de biturbo-hélices da Beechcraft, como uma atualização no cockpit e uma cabine de passageiros redesenhada. No Brasil, a certificação está prevista para 2021.
“O King Air 360 é uma combinação de tecnologia inovadora e do feedback dos nossos clientes. Com esse modelo conseguimos ajudá-los a realizar suas variadas missões com maior conforto e facilidade”, acredita Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia e Programas da Textron.
A família King Air é uma das mais populares no Brasil, sendo líder de venda no segmento e um dos modelos mais empregados por empresários do agronegócio, especialmente por sua capacidade de operar em pistas não-preparadas e o baixo custo operacional.
“Os modelos King Air representam 46% das nossas vendas. Por serem essenciais, sobretudo para o setor de agronegócio, devido a sua capacidade de transportar muita carga, versatilidade e o fato de decolar e pousar em pistas curtas e não preparadas, esses modelos já estão no gosto dos brasileiros, e certamente o King Air 360 será um sucesso de vendas em 2021”, aponta Leonardo Fiuza, presidente da TAM AE.
Uma das principais evoluções do King Air 360 é o autothrottle de série, gerenciando automaticamente a potência do motor na decolagem, cruzeiro, descida e pouso, com monitoramento de parâmetros como rotação, torque e temperatura. O sistema que tem se padronizado na categoria de turbo-hélices leves aumenta a segurança de voo, ao mesmo tempo que permite um melhor gerenciamento do consumo.
O King Air 360 ainda recebeu uma atualização no sistema de pressurização, que passa a ser digital, ajustando automaticamente a pressão da cabine durante a subida e descida, reduzindo a carga de trabalho dos pilotos e aumentando o conforto geral do passageiro. Os indicadores do sistema foram integrados à suíte de aviônicos Collins Aerospace Pro Line Fusion, atendendo uma reinvindicação de diversos operadores.
Com capacidade para até nove passageiros, o mais recente King Air oferece uma altitude de cabine de 5.960 pés a uma altitude de cruzeiro típica de 27.000 pés, aproximadamente 10% melhor quando comparado ao King Air 350i.
O interior ainda foi totalmente redesenhado, com armários personalizados, novas poltronas e um catálogo atualizado de opções de cor. Outras comodidades que são padrão em toda a linha King Air incluem mesas de trabalho extensíveis, tomadas de energia padrão e de carregamento USB e um lavatório traseiro privado.