extron Aviation Defense inicia tour nacional para apresentar o Beechcraft M-346N, candidato ao programa UJTS da Marinha dos EUA
Por Marcel Cardoso Publicado em 16/09/2025, às 09h02
A Textron Aviation Defense iniciou nesta semana uma turnê nacional para apresentar o caça Beechcraft M-346N como solução pronta para o programa Undergraduate Jet Training System (UJTS) da Marinha dos Estados Unidos.
O avião partiu do Beech Factory Airport, em Wichita, no estado do Kansas, após ser montado na sede da empresa.
O Beechcraft M-346N integra um sistema de treinamento avançado baseado no M-346 desenvolvido pela Leonardo, já empregado em forças aéreas de 4ª e 5ª gerações em diversos países.
O modelo incorpora dispositivos de solo de alta fidelidade, instrução com inteligência artificial adaptativa e arquitetura Live-Virtual-Constructive (LVC), que conecta aeronaves, simuladores e forças virtuais em tempo real.
Entre os diferenciais do M-346N está o Precision Landing Mode, desenvolvido para capacitar aviadores navais em operações embarcadas. A Textron Aviation Defense destaca que o sistema reduz riscos e acelera a prontidão dos pilotos em formação.
“Montado nos Estados Unidos e apoiado pelo legado de 85 anos da Beechcraft no treinamento de pilotos militares, o M-346N representa a próxima evolução em capacidade de treinadores a jato. Esta plataforma está operacionalmente comprovada e pronta para oferecer uma solução avançada à Marinha dos EUA hoje”, disse Travis Tyler, presidente e CEO da Textron Aviation Defense.
A Textron Aviation Defense firmou acordo de cooperação com a Leonardo para atender às exigências da Marinha. O processo ocorre em paralelo à publicação de Requests for Information (RFIs) pelo governo norte-americano, etapa que antecede o lançamento oficial do Request for Proposals (RFP) do programa UJTS.
Mais de cem unidades do M-346 já foram produzidas pela Leonardo, com 150.000 horas de voo acumuladas em vinte operadores internacionais. A experiência consolidada é apontada pela Textron como elemento-chave para mitigar riscos e acelerar a curva de aprendizagem em treinamento militar.