Terremoto fez pista de aeroporto se partir ao meio na Turquia

Um forte terremoto de 7.8 graus na Escala Richter fez a pista do aeroporto de Hatay se partir ao meio

Por Marcel Cardoso Publicado em 06/02/2023, às 08h54

Aeroporto está localizado no sul do país, uma das regiões mais atingidas pelo tremor de terra - Reprodução/Redes Sociais

Um terremoto de 7.8 graus na Escala Richter, que atingiu a Turquia na noite de ontem (5), destruiu a pista do aeroporto de Hatay, um dos principais do sul do país, na fronteira com a Síria.

Hatay’da havalimanında Deprem sonrası pist bu hale geldi. Allah herkesin yardımcısı olsun inşallah pic.twitter.com/HuNetG5EZh

— Ankara Trafik Radar (@ankara_cevirme) February 6, 2023

A estrutura, de 3.045 metros, se partiu em duas, o que forçou a suspensão das operações de pousos e decolagens. O mesmo aconteceu nos terminais localizados em Kahramanmaraş (KCM) e Gaziantep (GZT), para priorizar o deslocamento de aeronaves com suprimentos e equipes de busca e resgate.  

Na manhã de hoje (6), por volta das 7h25 (Brasília), um outro forte tremor, de 7.5 graus, provocou o fechamento do terminal de Adana (ADA), na mesma região. Desta vez, o epicentro foi registrado na região central turca.

Segundo a imprensa europeia, os tremores foram também sentidos na Síria, Chipre, Líbano e até no Egito, provocando, ao menos, 1.200 mortes e 600 feridos, além de milhares de desaparecidos. Este seria o maior evento sísmico na região em 84 anos.

Aeroporto Turquia Pista terremoto Hatay

Leia também

Governo Biden tenta aprovar a venda dos F-16 para a Turquia
Cargueiros A400M turcos retornam ao país após meses na Ucrânia