Aeroporto de Florianópolis se destaca no transporte aéreo de cargas

Terminal de cargas do aeroporto de Florianópolis registra crescimento no primeiro semestre e lidera ranking nacional

Por Marcel Cardoso Publicado em 15/07/2025, às 13h48

Crescimento de 44% no volume de cargas coloca Floripa Airport Cargo na liderança entre os terminais brasileiros, - Floripa Airport

O terminal de cargas áreas internacionais do aeroporto internacional de Florianópolis registrou aumento de 44% na tonelagem de cargas movimentadas entre janeiro e junho de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024.

O desempenho colocou o Floripa Airport Cargo na terceira posição entre os terminais com maior crescimento na América Latina, segundo levantamento da consultoria especializada Rotate. Entre os terminais brasileiros, lidera o ranking.

De acordo com o estudo, os terminais com maior crescimento na região foram San Pedro Sula, em Honduras, Assunção, no Paraguai, e Florianópolis, no Brasil. O aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, ocupa a quarta colocação, seguido pelo aeroporto de Kingston, na Jamaica.

O aumento no volume de cargas movimentadas em Florianópolis está associado principalmente à ampliação da carteira de clientes. O número de empresas que utilizaram o terminal cresceu 42% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior.

Atualmente, duas companhias aéreas cargueiras operam no Floripa Airport Cargo: Latam Cargo e avianca Cargo. Juntas, elas realizam cinco voos semanais conectando Santa Catarina a Miami, Bruxelas e Frankfurt. No primeiro semestre, essas empresas registraram crescimento de 32% no número de embarques a partir do terminal catarinense.

Copa Airlines terminal de cargas carga aérea TAP Air Portugal transporte aéreo Latam Cargo Avianca Cargo Floripa Airport Cargo Aeroporto de Florianópolis logística aérea Rotate crescimento 2025

Leia também

Transporte aéreo de carga avança em maio apesar de retração entre Ásia e EUA
Embraer fecha primeiro acordo para o cargueiro E190F com a Bridges Air Cargo