O terceiro protótipo do KF-21 validou sistemas e projeto avança dentro do ritmo esperado pela Coreia do Sul
Por André Magalhães Publicado em 06/01/2023, às 09h05
O terceiro protótipo do caça sul-coreano KF-21 Boramae realizou seu voo inaugural ontem (5), decolando das instalações da Korea Aerospace Industries (KAI), em Sacheon, ao sul da Coreia do Sul.
O voo foi considerado bem-sucedido e durou aproximadamente 37 minutos, onde foram validados os sistemas do avião e características gerais de voo. A previsão da KAI é que a campanha de ensaios em voo deverão ocorre até meados de 2026, dentro do cronograma previsto em projeto.
Güney Kore savaş uçağı KF-21 Boramae, 3. prototibiyle uçuş testlerine başladı. pic.twitter.com/Xp1Cqmh1j6
— Avionot (@avionot) January 5, 2023
O primeiro e o segundo protótipo realizaram seus voos inaugurais em julho e novembro de 2022, respectivamente.
O KF-21 é a aposta da Coreia do Sul para dispor de uma aeronave de combate avançada, com capacidades próximas dos modelos de quinta geração, com relativa autonomia de projeto e produção. Embora o KF-21 tenha sido desenvolvido em parceria com a Lockheed Martin, que prestou uma série de consultorias técnicas, o desenvolvimento do caça mostra a elevada capacidade industrial e capacidade tecnológica da indústria sul-coreana.
O KF-21 teve parte do conceito básico baseado em soluções da Lockheed Martin, o que justifica sua aparência similar ao F-35, embora não seja furtivo. Ainda assim, dispõe das mais modernas tecnologias da atualidade, como por exemplo o radar de varredura eletrônica (AESA), equipamentos voltados para a guerra eletrônica (EW), rastreador infravermelho (IRST) e pod de direcionamento ótico (EO TGP). A maior parte das tecnologias embarcadas foram desenvolvidas localmente, apoiadas pela grande capacidade intelectual da Coreia do Sul e seu domínio nas áreas de eletrônica avançada.
Embora tenha um aspecto geral que lembre um caça de quinta geração, o KF-21 é avião de geração 4++ (ou 4,5), a mesma dos F-39 Gripen do Brasil. O avião sul-coreano poderá antingir Mach 1,81 (aproximadamente 2.230 km/h) e transportar uma carga útil máxima de 7.700 quilos.