Temporada de verão no Brasil tem alta de 12% na oferta de assentos nas empresas nacionais

Empresas aéreas nacionais anunciaram um aumento de 12% na oferta de assentos para a temporada de verão, com total representando mais de 184 mil voos

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 12/11/2024, às 10h00

-

Durante a temporada de verão a aviação comercial brasileira deverá aumentar em 12% a oferta de assentos domésticos e internacionais. Ao todo, o total representa 184 mil voos, que demonstra a retomada completa do setor aéreo no Brasil, menos de cinco anos após a pandemia de covid-19.

Os números foram divulgados ontem (11), durante a renovação do programa Conheça o Brasil: Voando, iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) para impulsionar o setor aéreo no país a partir de ações como stopover, promoção de novos destinos e plotagem de aeronaves.

A oferta de assentos será disponibilizada pela Abaeté, Azul, Gol, Latam e Voepass e será válida a partir do dia 15 de novembro, indo até o dia 28 de fevereiro do ano que vem.

“Essa oferta demonstra a retomada sólida do setor. As empresas estão demonstrando sua confiança e aposta com mais investimentos para ampliação de malha, destacadamente no internacional”, explicou Jurema Monteiro, presidente da Abear.

Embora o Brasil tenha enfrentado diversos desafios nos últimos anos, sobretudo em relação a valorização do dólar e a alta no preço dos combustíveis, a aviação brasileira recuperou os números anteriores de 2019, superando a marca de 100 milhões de passageiros transportados em 2023.

 “Voltamos a transportar mais de 100 milhões de passageiros no ano passado, o que já indicava o potencial de crescer mais. Nossas associadas aumentaram a quantidade de voos em todas as regiões do Brasil, e isso mostra que estamos no caminho certo para transportar cada vez mais passageiros e tornar o modal aéreo cada vez mais democrático”, destacou Monteiro.

A região Sudeste, por concentrar as cidades com maior demanda de transporte aéreo, terá um incremento de assentos de 16,1%, com destaque para a retomada de voos internacionais no Rio de Janeiro e Minas Gerais e o crescimento do doméstico no Espírito Santo. No Sul, o crescimento será de 6,5%, com Santa Catarina ofertando o dobro de assentos internacionais que o ano passado. No Centro-Oeste, a alta é de 14,8%, com Mato Grosso do Sul aumentando em mais de 25% a oferta doméstica. Já na região Norte, as empresas elevaram a disponibilidade de bilhetes no Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Por fim, o Nordeste se destaca com o Ceará crescendo 57,7% e Pernambuco, 42,7% demonstrando o forte potencial da região no crescimento da aviação comercial.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o crescimento da oferta indica a retomada da economia brasileira. “Quem passa pelos aeroportos no Brasil vê que o brasileiro está viajando pelo país. Quando esse cidadão está fazendo turismo é porque a economia está respondendo, as coisas estão realmente avançando”, disse.

Azul Latam Gol Voos Abear Oferta Assentos Abaeté