Super Bowl LVII teve sobrevoo de caças pilotados por mulheres

Voo durante o Super Bowl LVII comemorou os 50 anos de mulheres na aviação da Marinha dos EUA

Por André Magalhães Publicado em 13/02/2023, às 16h40

F/A-18, EA-18 e F-35 são os principais caças da Marinha dos EUA e foram comandados por mulheres na final do Super Bowl LVII - US Navy/ Aron Montano

A tradicional passagem de aeronaves na abertura do Super Bowl foi realizado apenas por pilotos mulheres. O voo histórico ocorreu ontem (12) sobre o State Farm Stadium, no subúrbio de Phoenix, no Arizona, e contou com a passagem de dois F/A-18 Super Hornet, um EA-18G Growler e um F-35 Lightining II.

O voo especial teve sob os comandos das tenentes Arielle Ash e Saree Moreno, nos F/A-18, as tenentes Kathryn Martinez e Naomi Ngalle (oficial de guerra eletrônica), no EA-18 e a tenente Suzelle Thomas, no F-35C.

Foi a primeira vez que apenas mulheres conduziram o voo de abertura de um evento esportivo e ocorreu apenas dois dias depois do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O Super Bowl LVII teve como vencedor o Kansas City Chiefs que venceu por 38 a 25 o Philadelphia Eagles. 

An unbelievable view of the #SBLVII flyover. ✈️ pic.twitter.com/3ccUy8BD4w

— NFL (@NFL) February 12, 2023

O Super Bowl é considerado um dos maiores eventos esportivos do mundo, tendo a maior audiência da televisão nos Estados Unidos e reunindo milhões de espectadores e movimentando milhões de dólares em patrocínios. 

"O sobrevoo deste ano comemora 50 anos de mulheres voando na Marinha dos EUA", publicou o comando naval.

As militares realizaram um ensaio na na sexta-feira (10), simulando toda a passagem, que inicia no exato momento que é encerrado o hino nacional dos EUA. A base aérea da USAF, a força aérea norte-americana, de Luke, serviu de apoio logístico aos aviões de caça e as quipes de solo da marinha.

Caça Usaf Us Navy F-35 F/A-18 Super Hornet f-18 SUper Bowl EA-18 Mulheres

Leia também

Filipinas forma a primeira mulher piloto de caça do país
Belga de 19 anos se torna a mais jovem a voar sozinha ao redor do mundo