Suécia compra quatro C-390 Millennium da Embraer

A Suécia adquiriu quatro C-390 Millennium da Embraer, com sete opções adicionais

Por Marcel Cardoso Publicado em 06/10/2025, às 09h44

Acordo para o C-390 ocorre em meio as negociações para um futuro lote adicional do Gripen - Embraer

O governo da Suécia formalizou hoje (6), a aquisição de C-390 Millennium, da Embraer. O contrato prevê ainda sete opções adicionais, sinalizando possibilidade de expansão futura da frota.

A negociação está inserida em uma parceria trilateral entre Suécia, Áustria e Holanda, que busca ampliar a interoperabilidade e promover aquisições conjuntas de plataformas militares. Segundo o Ministério da Defesa sueco, a iniciativa também fortalece a cooperação de longo prazo entre países da OTAN e outros operadores do modelo.

"Esta aquisição é um grande marco na modernização e fortalecimento da Força Aérea Sueca", disse Pål Jonson, Ministro da Defesa. "Com o C-390 Millennium, aumentaremos nossa eficiência operacional e aprimoraremos a interoperabilidade com nossos parceiros europeus".

Com a aquisição, a Suécia passa a integrar o grupo de países da OTAN que selecionaram o C-390, como Portugal, Holanda e Hungria.

Embraer Otan Aviação Militar Suécia KC-390 Aeronaves Militares C-390 Millennium transporte aéreo tático interoperabilidade defesa europeia

Leia também

Embraer entrega 62 aeronaves no terceiro trimestre de 2025
Embraer completa 20 anos de voos comerciais no norte da Europa