Subsidiária da Airbus revela novo drone para operações especiais

A Survey Copter, subsidiária da Airbus Defense and Space revelou o Aliaca VTOL, novo drone para operações especiais

Por Marcel Cardoso Publicado em 02/04/2025, às 09h40

O modelo VTOL está disponível nas versões elétrico e híbrido - Divulgação

A Survey Copter, subsidiária da Airbus Defense and Space, revelou na última terça-feira (1), no Seminário da Rede de Inovação das Forças de Operações Especiais, na França, a nova versão do drone Aliaca em configuração de pouso e decolagem vertical, o VTOL.

A aeronave incorpora quatro hélices para decolagem e pouso vertical, mantendo a propulsão de asa fixa durante o voo. Ela possui peso máximo de decolagem de 27 kg, 3,5 metros de envergadura e 2,1 metros de comprimento e é projetada para missões que exigem manobrabilidade em espaços confinados sem infraestrutura terrestre, podendo ser transportado em veículos leves e implantado rapidamente, dia ou noite, com baixo impacto sonoro e visual.

Entre o final de 2024 e o início deste ano, o Aliaca realizou voos de demonstração bem-sucedidos em ambientes terrestres e marítimos. O modelo VTOL está disponível em duas versões: com motor elétrico, com autonomia de três horas, alcance de 50 km e capacidade de carga útil de 2 kg; e com motor híbrido, com autonomia de seis horas, alcance de 80 km e capacidade de carga útil de 3 kg.

Live from #SOFINS2025, Airbus showcases key solutions from our range of Uncrewed Aerial Systems (#UAS) to enhance existing mission capabilities wherever and whenever needed, supporting armed forces in their most critical operations. pic.twitter.com/huB8iAFG6z

— Airbus Helicopters (@AirbusHeli) April 2, 2025

"Esta nova configuração se beneficiará da experiência adquirida com o Aliaca e, em particular, de sua confiabilidade e robustez, que foram comprovadas com sucesso no mar durante inúmeros exercícios e operações da Marinha Francesa”, disse Christophe Canguilhem, CEO da Survey Copter.

O Aliaca incorpora tecnologia avançada de aviônica, sistema de controle e sensores. Destaque para a câmera GX5, eletro-óptica/infravermelha (EO/IR) giroestabilizada, desenvolvida pela Survey Copter. Para aplicações navais, o drone também pode transportar um sistema AIS (Sistema de Identificação Automática) para detectar embarcações a centenas de quilômetros. A combinação de sensores permite missões de inteligência e rastreamento de alvos.

A estação terrestre, comum a toda a linha Aliaca, possibilita o monitoramento do voo automático em tempo real e a recepção de imagens e dados AIS.

Airbus Defence and Space Vigilância Aérea tecnologia militar operações especiais drone VTOL Aliaca VTOL Survey Copter mini drones drones militares SOFINS 2025

Leia também

Helisul estreia como expositora na LAAD Defence & Security 2025
Novo detector de drones permite monitoramento em tempo real