Serviço de conectividade da Starlink será instalado ainda este ano na frota de Airbus A220-300 da airBaltic, companhia será pioneira na Europa
Por Wesley Lichmann Publicado em 22/02/2023, às 11h48
A airBaltic equipará toda a sua frota de Airbus A220-300 com o sistema de internet da Starlink. Os passageiros terão acesso gratuito ao serviço de alta velocidade, sem a necessidade de login, a partir do embarque na aeronave.
A airBaltic será a primeira companhia aérea europeia a implementar o sistema desenvolvido pela SpaceX, estabelecendo um novo padrão no setor de transporte aéreo. A companhia opera uma frota de 39 Airbus A220-300, uma das maiores clientes do modelo no mundo.
Segundo a transportadora, o serviço de conectividade da Starlink fornecerá até 350 Mbps para as aeronaves, com latência de até 20 ms, permitindo acesso durante o voo, a jogos online, redes sociais e atividade com alta taxa de dados.
A airBatic trabalhará com a Space X para obter a aprovação necessária e espera-se que comece a instalar o produto e toda a frota de Airbus A220-300, ainda este ano.
Just got a @SpaceX #Starlink antenna for our @Airbus A220-300 as a display in my office @airBaltic . Excited to install the fastest internet on board soon. #aviation #internet #innovation pic.twitter.com/VDuYGQEEfs
— Martin Gauss (@Gaussm) February 20, 2023
"Este é um momento histórico para nossa companhia aérea e para a indústria como um todo. Em breve, a airBaltic se tornará a primeira companhia aérea da Europa a lançar internet via satélite de alta velocidade, ilimitada e gratuita a bordo. Estamos entusiasmados em melhorar ainda mais nosso serviço para nossos passageiros, que em breve se beneficiarão dessa conectividade com a internet a bordo de nossos voos dentro da rede airBaltic na Europa e além" diz Martin Gauss, CEO da airBaltic.
"Estamos felizes por ter encontrado o provedor de conectividade certo – o Starlink da SpaceX – que atende às nossas necessidades e atende aos nossos desejos. Tendo o tipo de aeronave mais moderno do mercado, foi o próximo passo lógico para a airBaltic implementar a solução de internet a bordo mais moderna disponível nesta frota", completou Martin Gauss.