SpaceX e NASA se preparam para lançar missão para lua de Júpiter

SpaceX irá lançar a missão Europa Clipper da NASA com destino à lua gelada Europa, de Júpiter

Por Marcel Cardoso Publicado em 14/10/2024, às 07h06

Missão visa investigar condições que possam suportar a vida na superfície congelada na lua gelada Europa, de Júpiter - Divulgação

A SpaceX programou o lançamento da missão Europa Clipper da NASA com destino à lua gelada Europa, de Júpiter, nesta segunda-feira (14). O lançamento ocorrerá no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, às 13h05, pelo horário de Brasília.

O Europa Clipper é a maior espaçonave já desenvolvida pela NASA para uma missão planetária. Quando suas matrizes solares estiverem totalmente abertas, elas terão mais de trinta metros de extensão, e a espaçonave pesará cerca de 6.000 kg no lançamento.

Equipada com 24 motores, a sonda realizará quase cinquenta sobrevoos pela região, com o objetivo é investigar condições que possam suportar a vida, depois que cientistas previram a existência de um oceano salgado sob a superfície congelada de Europa, que possui mais água do que todos os oceanos da Terra juntos.

A previsão é que a sonda leve cinco anos para alcançar Europa, com chegada esperada em 2030. Este será o sexto e último voo dos propulsores laterais de primeiro estágio que apoiam esta missão. Esses propulsores já foram utilizados em missões anteriores, como USSF-44, USSF-67, USSF-52, Hughes JUPITER 3 e na missão Psyche da NASA, lançada exatamente há um ano.

Caso necessário, há uma oportunidade de lançamento reserva disponível para terça-feira (15), às 12h58 (Brasília). Uma transmissão ao vivo deste lançamento será disponibilizada no site da NASA aproximadamente uma hora antes da decolagem.

Nasa SpaceX Júpiter Lançamento espacial missão para Europa Europa Clipper lua Europa

Leia também

Baleia da Nasa: O veterano de 70 anos que transporta o futuro da exploração espacial
SpaceX fechou acordo com joint venture da Leonardo e da Thales