A tecnologia Active Winglets melhora desempenho e reduz consumo de combustível em até 15%
Por Gabriel Benevides Publicado em 10/04/2025, às 13h33
A Solojet Aviação concluiu a primeira instalação de winglets da Tamarack Aerospace em um jato Cessna 525 CitationJet no Brasil. O serviço foi realizado no hangar da empresa, localizado no Aeroporto de Jundiaí (SP).
A operação marca o início das atividades da Solojet como unidade certificada de instalação da tecnologia da empresa norte-americana. Em 2024, a companhia havia anunciado o retorno da parceria com a Tamarack, fabricante especializada em winglets para jatos executivos.
Os winglets são dispositivos instalados nas pontas das asas que aumentam a eficiência aerodinâmica da aeronave. Entre os principais benefícios estão a economia de combustível que pode chegar a 15%, aumento do alcance, subida mais rápida e maior estabilidade durante o voo.
Com dimensões continentais, número limitado de aeroportos alternativos e forte dependência da aviação executiva no agronegócio, o Brasil é apontado como um mercado ideal para a aplicação dos Active Winglets.
A tecnologia está disponível para os modelos Cessna Citation Jet CJ1, CJ1+, CJ2, CJ2+, CJ3, CJ3+, M2 e M2 Gen2. As peças são certificadas pelas autoridades aeronáuticas dos Estados Unidos (FAA), da Europa (EASA) e homologadas também no Brasil. No país, a instalação é realizada exclusivamente pela Solojet.
Segundo a Tamarack, quase 10% da frota global da família CitationJet já recebeu o upgrade com os winglets ativos.