Sistema de comunicação de alta velocidade está disponível para o Global Express

Honeywell certificou o sistema Aspire 400 de comunicação de alta velocidade para o jato executivo Global Express

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 26/09/2022, às 18h30

Atualização do Global Express oferece capacidade data link que atende até mesmo os requisitos do FANS - Bombardier

Os jatos de negócios Global Express, da Bombardier, poderão ser atualizados com a nova tecnologia de comunicação via satélite Aspire 400 de banda L, desenvolvido pela Honeywell.

O sistema recebeu o certificado de tipo suplementar (STC) da FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos, permitindo o início da modernização de diversos aviões já em serviço. A aprovação das autoridades da Europa e Canadá devem ocorrer já nos próximos meses.

Uma das vantagens do Aspire 400 é seu tamanho reduzido, assim como o menor consumo de energia que sistemas atualmente em serviço, facilitando não apenas a instalação em aviões já construídos, mas reduzindo o peso do conjunto e a troca térmica.

A antena de alto ganho oferece velocidades de até 432 Kbps, mas através da gestão de software de alta taxa de dados a disponibilidade real pode chegar até aos 650 Kbps.

O Aspire 400 oferece um sistema de comunicação seguro entre pilotos e controladores de tráfego aéreo, além de atender aos requisitos do FANS, acrônimo para Future Air Navigation System. O novo conceito prevê que a comunicação entre as aeronaves e o controle seja feito através de enlace de dados (data link), ampliando a área de cobertura global e evitando falhas de compreensão de ambos os lados.

A plataforma ainda oferece o envio de informações sobre o estado geral do avião, mesmo em voo de cruzeiro, permitindo melhor gestão da frota e das rotinas de manutenção. Além disso, ainda pode ser usado para atender as necessidades do electronic flight bags (EFB), telemedicina para casos de ambulância aérea, entre outros.

FAA Bombardier Honeywell data link Global Express EFB STC FANS Aspire 400

Leia também

Bombardier entregou quase 50 aviões no primeiro semestre
Moderno avião radar é encomendado pela Suécia