Sindicato dos Aeronautas lamenta acidente com ATR72 da VoePass

Entidade expressa solidariedade e acompanha investigações sobre o acidente com o ATR72 da VoePass

Por Micael Rocha Publicado em 09/08/2024, às 18h35

Em nota oficial, sindicato expressou pesar às famílias da tragédia e oficiou o Cenipa para participar das investigações - Guilherme Amancio

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), emitiu um comunicado lamentando o acidente aéreo com o ATR72 da VoePass, ocorrido nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, interior de São Paulo. A entidade expressou solidariedade aos familiares, amigos e colegas das vítimas, e  ofereceu seus serviços, incluindo apoio psicológico, aos familiares e aeronautas impactados.

Segundo informações recebidas, a aeronave envolvida no acidente era um ATR-72 da Voepass, com matrícula PS-VPB, na qual viajavam quatro tripulantes e 58 passageiros. O avião havia decolado de Cascavel, no Paraná, às 11h46 local com pouso previsto em Guarulhos, em São Paulo, quando caiu próximo a residências, em Valinhos. Ainda não há dados concretos sobre as causas do acidente.

O sindicato informou que solicitou ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) a inclusão de seus representantes nas investigações, seguindo práticas internacionais. A entidade mantém contato constante com as autoridades e a Voepass para monitorar de perto o progresso das investigações.

Leia a íntegra da nota oficial do SNA:

O SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) lamenta profundamente o acidente aéreo ocorrido nesta sexta-feira (9), na cidade de Vinhedo (SP). Em nome da categoria dos aeronautas, o sindicato expressa sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas dos passageiros e tripulantes afetados.

O sindicato compreende que é um momento sensível a toda aviação brasileira e coloca à disposição todos os seus serviços, inclusive atendimento psicológico, aos familiares e a todos os aeronautas.

Até o momento recebemos informações de que havia quatro tripulantes e 58 passageiros a bordo da aeronave ATR-72, da Voepass, que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Não há informações confirmadas sobre as causas do acidente.

O SNA solicitou, por meio de ofício ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), a participação nas investigações, conforme práticas internacionais, e está em contato permanente com as autoridades competentes, e com a empresa aérea Voepass, para acompanhar de perto a situação.

Lembramos que, qualquer especulação sobre as causas do acidente é prematura. Confiamos que os órgãos competentes farão uma investigação completa e minuciosa, para que todas as respostas sejam alcançadas de forma correta e precisa.

Manifestamos mais uma vez nosso imenso pesar diante desse trágico acidente.

Acidente passageiros Voepass ATR Guarulhos Cascavel Cenipa Sindicato Passaredo SNA

Leia também

ATR da Voepass (Passaredo) caiu próximo de Campinas
Quatro aeroportos voltarão a ter voos da Voepass