Entidade expressa solidariedade e acompanha investigações sobre o acidente com o ATR72 da VoePass
Por Micael Rocha Publicado em 09/08/2024, às 18h35
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), emitiu um comunicado lamentando o acidente aéreo com o ATR72 da VoePass, ocorrido nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, interior de São Paulo. A entidade expressou solidariedade aos familiares, amigos e colegas das vítimas, e ofereceu seus serviços, incluindo apoio psicológico, aos familiares e aeronautas impactados.
Segundo informações recebidas, a aeronave envolvida no acidente era um ATR-72 da Voepass, com matrícula PS-VPB, na qual viajavam quatro tripulantes e 58 passageiros. O avião havia decolado de Cascavel, no Paraná, às 11h46 local com pouso previsto em Guarulhos, em São Paulo, quando caiu próximo a residências, em Valinhos. Ainda não há dados concretos sobre as causas do acidente.
O sindicato informou que solicitou ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) a inclusão de seus representantes nas investigações, seguindo práticas internacionais. A entidade mantém contato constante com as autoridades e a Voepass para monitorar de perto o progresso das investigações.
Leia a íntegra da nota oficial do SNA:
O SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) lamenta profundamente o acidente aéreo ocorrido nesta sexta-feira (9), na cidade de Vinhedo (SP). Em nome da categoria dos aeronautas, o sindicato expressa sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas dos passageiros e tripulantes afetados.
O sindicato compreende que é um momento sensível a toda aviação brasileira e coloca à disposição todos os seus serviços, inclusive atendimento psicológico, aos familiares e a todos os aeronautas.
Até o momento recebemos informações de que havia quatro tripulantes e 58 passageiros a bordo da aeronave ATR-72, da Voepass, que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Não há informações confirmadas sobre as causas do acidente.
O SNA solicitou, por meio de ofício ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), a participação nas investigações, conforme práticas internacionais, e está em contato permanente com as autoridades competentes, e com a empresa aérea Voepass, para acompanhar de perto a situação.
Lembramos que, qualquer especulação sobre as causas do acidente é prematura. Confiamos que os órgãos competentes farão uma investigação completa e minuciosa, para que todas as respostas sejam alcançadas de forma correta e precisa.
Manifestamos mais uma vez nosso imenso pesar diante desse trágico acidente.