AERO Magazine
Busca

Em Vinhedo

ATR da Voepass (Passaredo) caiu próximo de Campinas

ATR 72-500 da Voepass seguia Cascavel para Guarulhos, com 62 pessoas a bordo


A aeronave estava em operação na companhia aérea há quase dois anos - Reprodução/Redes Sociais
A aeronave estava em operação na companhia aérea há quase dois anos - Reprodução/Redes Sociais

Um ATR 72-500da Voepass Linhas Aéreas caiu, na tarde desta sexta-feira (9), após perder o controle enquanto sobrevoava o município de Vinhedo, no entorno do aeroporto internacional de Viracopos, no interior paulista.

O acidente aconteceu por volta das 13h20 (Brasília). A aeronave de matrícula PS-VPB estava em operação comercial desde junho de 2010 e pertencia à frota da companhia aérea desde setembro de 2022. Ela seguia de Cascavel (CAC), no oeste do Paraná, para o aeroporto de Guarulhos (GRU), com quatro tripulantes e 58 passageiros. 

A Força Aérea Brasileira emitiu a seguinte nota: A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).

Investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência".

Em nota, a Voepass confirmou o número de pessoas a bordo e informou que está tomando as medidas necessárias para apoio e assistência aos passageiros, tripulantes e seus familiares.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) lamentou o acidente e disse que está monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes, além de acompanhar os desdobramentos das investigações do Cenipa.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) também se manifestou: "Nossas sinceras condolências a todos os afetados pela queda do voo 2283 da Voepass, em rota entre Cascavel e São Paulo/Guarulhos".

A ATR emitiu nota dizendo: "Nossos primeiros pensamentos estão com todos os indivíduos afetados por este evento. Os especialistas da ATR estão totalmente engajados em apoiar a investigação e o cliente."

Por Edmundo Ubiratan e Marcel Cardoso
Publicado em 09/08/2024, às 14h13 - Atualizado em 10/08/2024, às 11h05


Mais Notícias