Exercício simulado do sequestro de um avião com 134 pessoas a bordo mobilizou órgãos de segurança e reguladores
Por Marcel Cardoso Publicado em 04/08/2023, às 17h42
Pelo menos 200 pessoas participaram do chamado Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave, no aeroporto de Viracopos, em Campinas, nesta sexta-feira (4).
Houve a simulação do sequestro de uma aeronave com 128 passageiros e seis tripulantes, antes da decolagem para Florianópolis (FLN). O treinamento aconteceu no hangar da Azul Linhas Aéreas e não alterou a rotina do terminal (VCP).
No exercício, seis sequestradores estavam no avião, tentando resgatar um criminoso que estava sob custódia de dois agentes da Polícia Federal. O Comando de Operações Táticas (COT) do órgão, que participou do exercício pela terceira vez, invadiu o avião e resgatou os “reféns”.
A simulação é realizada anualmente, conforme determinação da legislação de Avsec. Segundo a Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o local, o treinamento contribui para a análise e eficácia dos procedimentos de contingência definidos em seu plano de segurança.
“Além de treinar para um cenário de alta complexidade, o exercício simulado contribuiu para aprimorar a integração de todos os envolvidos em um caso de crise no aeroporto”, disse o diretor de Operações de VCP, Marco Beme.