Setor aéreo precisa contratar mais e melhor

Iata defende setor aéreo com contratações otimizadas e base de talentos estabilizada

Marcel Cardoso Publicado em 02/06/2022, às 18h15

Falta de pessoal qualificado nos aeroportos tem causado transtornos - Infraero/Divulgação

O setor aéreo precisa contratar mais e melhor, segundo declaração da Iata, a Associação Internacional de Transporte Aéreo. Entre os argumentos está que o setor demite rápido, mas contrata devagar e com pouco tempo de treinamento para seus funcionários.

A associaçao defendeu reformas abrangentes para gerenciar a necessidade de longo prazo de uma base de funcionários estável, em especial para os serviços em terra.

Milhares de funcionários de empresas prestadoras de serviços deixaram a indústria da aviação durante a pandemia. Agora, com a retomada do setor, a grave escassez desses funcionários qualificados reforça a necessidade de uma reformulação que permita estabilizar a base de talentos.

No curto prazo, a questão mais urgente é a demora na capacitação dos funcionários enquanto o setor aéreo se prepara para o pico da temporada de verão no hemisfério norte.

A alta temporada das viagens de verão no hemisfério norte está se aproximando e os passageiros já sentem os efeitos da demora na capacitação dos funcionários dos aeroportos", disse Nick Careen, vice-presidente sênior de operações e de segurança da Iata.

Um exemplo atual da consequência da escassez de pessoal foi percebida no dia 26 de maio, quando a holandesa KLM suspendeu, por quatro dias, a venda de passagens de voos em Amsterdã (AMS). O motivo foi a falta de profissionais de segurança para atender a elevada demanda de passageiros no aeroporto de Schiphol.

No longo prazo, a Iata defende a adoção de uma estratégia mais forte de contratações, a simplificação dos processos de integração de novos funcionários, e o desenvolvimento de uma proposta mais atraente de retenção de talentos.

"São necessários recursos adicionais para acelerar este processo, que pode chegar a seis meses em alguns mercados. A escassez que enfrentamos hoje é um sintoma dos desafios de longo prazo para manter uma base estável de talentos para prestação de serviços em terra”, alertou Careen.

No Brasil, a Latam Airlines afirmou ter contratado 1.800 pessoas entre janeiro e maio para atender a demanda das férias escolares de julho. O processo seletivo para tripulante de cabine foi 100% online, otimizando o tempo desde o recrutamento até a contratação.

Uma abordagem para todo o setor que acelere o recrutamento, a integração e retenção de talentos trará grandes benefícios em termos de eficiência para todos os envolvidos”, disse Careen.

aeronave notícias de aviação avião aviação Aeroportos Iata Contratações talentos

Leia também

Aeroporto de Londres é o mais movimentado da Europa
KLM suspende venda de passagens aéreas na Holanda