Iata defende setor aéreo com contratações otimizadas e base de talentos estabilizada
Marcel Cardoso Publicado em 02/06/2022, às 18h15
O setor aéreo precisa contratar mais e melhor, segundo declaração da Iata, a Associação Internacional de Transporte Aéreo. Entre os argumentos está que o setor demite rápido, mas contrata devagar e com pouco tempo de treinamento para seus funcionários.
A associaçao defendeu reformas abrangentes para gerenciar a necessidade de longo prazo de uma base de funcionários estável, em especial para os serviços em terra.
Milhares de funcionários de empresas prestadoras de serviços deixaram a indústria da aviação durante a pandemia. Agora, com a retomada do setor, a grave escassez desses funcionários qualificados reforça a necessidade de uma reformulação que permita estabilizar a base de talentos.
No curto prazo, a questão mais urgente é a demora na capacitação dos funcionários enquanto o setor aéreo se prepara para o pico da temporada de verão no hemisfério norte.
“A alta temporada das viagens de verão no hemisfério norte está se aproximando e os passageiros já sentem os efeitos da demora na capacitação dos funcionários dos aeroportos", disse Nick Careen, vice-presidente sênior de operações e de segurança da Iata.
Um exemplo atual da consequência da escassez de pessoal foi percebida no dia 26 de maio, quando a holandesa KLM suspendeu, por quatro dias, a venda de passagens de voos em Amsterdã (AMS). O motivo foi a falta de profissionais de segurança para atender a elevada demanda de passageiros no aeroporto de Schiphol.
No longo prazo, a Iata defende a adoção de uma estratégia mais forte de contratações, a simplificação dos processos de integração de novos funcionários, e o desenvolvimento de uma proposta mais atraente de retenção de talentos.
"São necessários recursos adicionais para acelerar este processo, que pode chegar a seis meses em alguns mercados. A escassez que enfrentamos hoje é um sintoma dos desafios de longo prazo para manter uma base estável de talentos para prestação de serviços em terra”, alertou Careen.
No Brasil, a Latam Airlines afirmou ter contratado 1.800 pessoas entre janeiro e maio para atender a demanda das férias escolares de julho. O processo seletivo para tripulante de cabine foi 100% online, otimizando o tempo desde o recrutamento até a contratação.
“Uma abordagem para todo o setor que acelere o recrutamento, a integração e retenção de talentos trará grandes benefícios em termos de eficiência para todos os envolvidos”, disse Careen.