Sete aeroportos de cinco estados irão gerar energia solar

Sete aeroportos sob gestão privada irão instalar fazendas solares para a geração de energia limpa

Por Marcel Cardoso Publicado em 01/12/2023, às 20h43 - Atualizado em 04/12/2023, às 17h25

O aeroporto de Curitiba é um dos sete terminais que terão geração por energia solar - CCR Aeroportos/Divulgação

Sete aeroportos administrados pela CCR Aeroportos passarão a gerar, no total, 40.000.000 KW/ano de energia solar, a partir de 2025.

Para isso, foi fechado um contrato com duas empresas que irão instalar fazendas solares, que são grandes áreas com placas fotovoltaicas que captam a luz solar e a convertem em energia elétrica, nos aeroportos de Curitiba (CWB), Joinville (JOI), Bagé (BGX), Pelotas (PET), Uruguaiana (URG), Palmas (PMW) e Petrolina (PNZ).

É a primeira vez que uma concessionária de aeroportos lança um projeto desta natureza em vários aeroportos de forma simultânea. A quantidade de energia gerada em cada aeroporto será capaz de atender, aproximadamente, 1.200 residências.

Administramos aeroportos no Brasil e no exterior reconhecidos pelas diretrizes de preservação do meio ambiente. (...) A instalação de fazendas solares é um avanço nesta direção”, disse Fábio Russo, CEO da CCR Aeroportos.

As obras começam no primeiro semestre de 2024.

Aeroporto Nordeste Curitiba Pelotas Norte Uruguaiana Sul Energia Solar Bagé Joinville Palmas CCR Aeroportos Petrolina luz placas fazendas solares

Leia também

Azul iniciou novo voo internacional
Embraer vai usar energia elétrica apenas de fonte solar e eólica