Serviço de solo da Qatar Airways promete operação neutra em carbono

Qatar Aviation Services ingressa em programa ambiental da IATA

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 11/08/2022, às 14h45

Grupo Qatar Airways trabalha para atingir meta de carbono zero no curto prazo - Qatar Aviation Services

A Qatar Aviation Services (QAS), empresa de atendimento de solo do grupo Qatar Airways, anunciou sua parceria com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) para se tornar a primeira empresa do setor em pronta para alcançar a sustentabilidade ambiental.

A empresa árabe é a primeira especializada em atendimento de solo a aderir à nova expansão do Programa de Avaliação Ambiental da IATA (IEnvA) para provedores de serviços terrestres.

Segundo a IATA, o programa IEnvA aproveita a experiência adquirida pelas empresas aéreas para auxiliar em processos para reduzir o impacto no meio ambiente e melhorar a saúde e a segurança dos funcionários e dos usuários de aeroportos.

O programa IEnvA foi oferecido inicialmente às companhias aéreas, que demonstra equivalência ao padrão de sistemas de gestão ambiental ISO 14001:2015, fornecendo uma abordagem estruturada para lidar com o meio ambiente, bem como mitigar os impactos ambientais.

“A conscientização da sustentabilidade ambiental em toda a organização é fundamental para o sucesso do grupo Qatar Airways. Por meio do IEnvA, a Qatar Aviation Services poderá demonstrar o valor da compliance ambiental e garantir a sustentabilidade em suas operações”, destacou Akbar Al Baker, CEO do grupo Qatar Airways.

O governo do Qatar trabalha há vários anos para minimizar o impacto ambiental do transporte aéreo. O país que será sede do torneio mundial de futebol da Fifa, em novembro, tem criado novas soluções para reduzir as emissões de carbono e ainda prepara novas estratégias ambientais para o futuro, pensando especialmente na expansão do transporte aéreo, que deverá dobrar de tamanho até 2050.

“Estamos muito satisfeitos em contar com a Qatar Aviation Services como a primeira ground handler a ingressar no recém-ampliado programa IEnvA da IATA. A sustentabilidade é um desafio crítico para a nossa indústria”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

Qatar Airways Iata Qatar IEnvA

Leia também

Qatar Airways encomenda 25 aviões da Boeing
Setor aéreo precisa contratar mais e melhor