Será concluída etapa de revitalização do Aeroporto de Altamira (PA). Gestão passará para a iniciativa privada em 2023.
Por Marcel Cardoso Publicado em 30/11/2022, às 14h29
A penúltima etapa de revitalização do aeroporto de Altamira (ATM), no Pará, será concluída esta semana.
De acordo com a Infraero, estatal que administra o local, serão finalizados os reparos e as obras de ampliação do terminal de passageiros. A última fase de obras, o acabamento da parte externa do aeroporto, está prevista para ser concluída em dezembro.
“Entramos nesta semana na etapa final do bloco de intervenções iniciados em novembro de 2021 em Altamira, com investimento de R$ 3,65 milhões. São recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), (...) possibilitando a ampliação da capacidade e da segurança operacional nos aeródromos do interior do país”, afirmou o Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.
ATM é o 11.º aeroporto em movimentação de passageiros da região Norte. Nos 10 primeiros meses deste ano, mais de 67 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram no terminal, o que representa um movimento 17% maior na comparação com o mesmo período do ano passado.
As intervenções no aeroporto do município mais extenso do país já receberam cerca de R$ 5,5 milhões do governo federal. Os serviços executados incluem renovação da sinalização horizontal em áreas de movimentação de aeronaves; recuperação da cerca operacional e de pavimentos aeroportuários; recapeamento de vias de acesso e estacionamento de veículos; e modernização do circuito interno de TVs. Também foram adquiridos equipamentos de segurança operacional.
Em 2023, a Infraero irá transferir a gestão de ATM para a Aena Brasil, que venceu o leilão em um dos blocos da sétima rodada de concessões aeroportuárias, que aconteceu em agosto.