Seis aeroportos brasileiros estão entre os mais movimentados da América do Sul

Brasília e outros cinco aeroportos do Sudeste estão entre os mais movimentados do continente em agosto

Por Marcel Cardoso Publicado em 08/08/2023, às 06h34

O aeroporto de Congonhas (foto) já recuperou 120% do movimento perdido na pandemia de covid-19 - Infraero/Divulgação

Seis aeroportos brasileiros, cinco no Sudeste e um no Distrito Federal, estão entre os dez mais movimentados da América do Sul em agosto.

Segundo dados da The Official Aviation Guide (OAG), provedora britânica de dados de viagens em todo o mundo, os terminais de Guarulhos (GRU) e de Congonhas (CGH), em São Paulo, são os mais bem posicionados no ranking, na segunda e terceira posição, respectivamente. 

Apesar do aeroporto da Zona Sul da capital paulista estar uma posição atrás de GRU, o maior do país, ele está com 20% mais voos do que o período pré-pandemia (2019), ficando percentualmente atrás somente do Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, com 41% e no sexto lugar na lista.

Os terminais de Campinas (VCP), Brasília (BSB) e Belo Horizonte (CNF) também aparecem no top 10, mas os dois últimos ainda tem espaço para se recuperarem integralmente das perdas da crise da covid-19. Ambos estão com 94% do movimento restabelecido.

Bogotá (BOG), apesar do fim das operações da Viva Air e da Ultra Air, anunciadas no início do ano, continua sendo o aeroporto mais movimentado do continente sul-americano no mês.

Brasil Aeroportos Guarulhos Ranking Congonhas OAG América do Sul Bogotá

Leia também

Subsidiária da XP vai administrar aeroportos de Jacarepaguá e Campo de Marte
Empresas poderão desistir de devolver concessões de aeroportos