Seis aeronaves da Força Aérea Brasileira, incluindo dois KC-30, foram colocadas à disposição para o resgate de brasileiros no país em conflito
Por Marcel Cardoso Publicado em 09/10/2023, às 08h30
Seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) serão enviadas para Israel, para a repatriação de brasileiros que estão no país.
A primeira delas, um KC-30 (FAB2901), deixou o Brasil, a partir de Natal (NAT), por volta das 18h (Brasília), para Roma (FCO), onde pousou durante a madrugada. “Nossa ideia é que esse avião fique na Itália aguardando as coordenações finais junto ao MRE (Ministério das Relações Exteriores)”, disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica.
#Israel
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 8, 2023
A Força Aérea Brasileira, em coordenação com os Ministérios da Defesa e Relações Exteriores, foi acionada para repatriar brasileiros que estão em Israel.
Hoje (08/10), uma aeronave KC-30 decolou às 18h05min (horário local) de Natal/RN com destino à Roma (Itália). O voo… pic.twitter.com/fEHVSi5U1b
Um outro avião do mesmo modelo (FAB2902), além de dois KC-390 e dois VC-2, estão incluídos na missão. Segundo o Itamaraty, cerca de 90 brasileiros estão nas zonas de conflito, tanto em Israel quanto na Faixa de Gaza.
Os ataques em Israel começaram no último sábado (7), quando terroristas do grupo extremista islâmico Hamas atacaram o país. Segundo última atualização, o número de mortos já passa dos 1.200. Militares israelenses admitiram que este foi o maior ataque surpresa já realizado desde o realizado nos Estados Unidos, em setembro de 2001.