Em menos de sete dias, dois aviões, um da Gol e outro da Azul, afundaram no asfalto do aeroporto de Fernando de Noronha
Por Marcel Cardoso Publicado em 30/06/2025, às 08h42
Um Boeing 737 MAX 8 da Gol Linhas Aéreas afundou parcialmente no asfalto do aeroporto de Fernando de Noronha durante o taxiamento para a decolagem neste domingo (29). É o segundo incidente semelhante em menos de sete dias no terminal. O trem de pouso principal da aeronave, de matrícula PR-XMQ, cedeu no pavimento, obrigando a interrupção temporária da operação
A aeronave se preparava para decolar rumo ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU) quando o trem de pouso principal afundou no pavimento. Segundo nota da Gol, o avião foi reposicionado e, após aproximadamente duas horas e meia de atraso, o voo decolou por volta das 17h (horário de Brasília). A empresa informou que não houve impactos operacionais nos voos subsequentes com a mesma aeronave.
O caso ocorre sete dias após um episódio semelhante, envolvendo um Embraer E195-E2 da Azul Linhas Aéreas, de matrícula PS-AEO. No dia 22 de junho, o avião afundou durante o procedimento de pushback no pátio do aeroporto, antes da decolagem do voo AD4719 com destino ao Recife (REC). O trem de pouso principal esquerdo foi afetado, e a operação precisou ser suspensa. A retirada da aeronave levou cerca de três horas e mobilizou equipes.
da concessionária e da companhia.
Em nota a Dix Aeroportos, concessionária do aeroporto de Fernando de Noronha, afirmou que acionou os protocolos de emergência e providenciou a retirada da aeronave do local.
Leia abaixo a íntegra do comunicado da Dix Aeroportos:
Dix Aeroportos informa que neste domingo (29) ocorreu um afundamento do asfalto em um outro trecho do pátio de manobras do aeroporto de Fernando de Noronha.
A Dix acionou os protocolos de emergência e providenciou a retirada da aeronave do local. O avião passou por inspeção realizada por mecânico da Gol e foi liberado para seguir viagem.
A Dix Aeroportos tem feito insistentes alertas à Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) sobre a importância da conclusão das obras de requalificação da área de movimento do Aeroporto de Fernando de Noronha que inclui as pistas de pouso e decolagem, as pistas de táxi e o pátio de aeronaves.
Até o momento, apenas uma faixa central da pista de pouso e decolagem foi parcialmente concluída. Faltando, portanto, a execução das obras nas faixas laterais da pista de pouso e decolagens e das demais áreas necessárias para a movimentação e estacionamento das aeronaves.
A Dix entende que o cumprimento dos cronogramas de obra estabelecidos é de fundamental importância para evitar a ocorrência dos incidentes como o registrado neste domingo.