Airbus A330 passou por uma completa revisão na França, antes de ir à Irlanda onde receberá a pintura cinza básica da FAB
Por André Magalhães Publicado em 15/08/2022, às 18h18
O segundo A330 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nesta segunda-feria (15) em Dublin, na Irlanda, para receber a pintura oficial da força aérea. O avião partiu de Perpingnan, na França onde passou por uma completa revisão.
Definite highlight of the day! @AviancaEuropa at @DublinAirport pic.twitter.com/pMSDHUDOWq
— Andy Monks 🛫🛬 (@AndythePandy_) August 15, 2022
Após o processo de pintura, o avião receberá a matrícula FAB 2902, e deverá seguir para a base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
A aeronave foi fabricada em 2014 e foi comprada inicialmente pela Avianca Colômbia e, depois, repassada para a extinta Avianca Brasil, onde operou até 2019, quando foi devolvida a empresa de leasing Avolon.
A FAB já recebeu o primeiro FAB 2901, no dia 26 de julho, que será operado pelo Esquadrão Corsário, sediado no Rio de Janeiro. O esquadrão já voou com os KC-137, derivados do Boeing 707 e com um único 767-300ER.
Inicialmente, o Projeto KC-X3 teve como candidatos dois Airbus A330 MRTT, que estão em serviço pela Royal Air Force (RAF), a força aérea real do Reino Unido, e que estariam disponíveis para venda. Porém, a força aérea optou por adquirir aviões comerciais usados, para serem posteriormente convertidos para o padrão MRTT, sob alegação de menores custos.
No futuro, quando forem convertidos pela Airbus para o padrão MRTT, os aviões poderão realizar missões de reabastecimento em voo, transporte de militares, bem como de algumas cargas, operações de evacuação, UTI Aérea, dentre outras.