Mesmo com estudos para a segunda versão, trabalhos seguem sendo feitos na versão atual
Por André Magalhães Publicado em 03/01/2022, às 18h00 - Atualizado às 20h52
IAF já têm dois esquadrões funcionais com unidades do HAL Tejas Mark 1 | Foto: HAL
O projeto do caça de fabricação indiana HAL Tejas Mark 2 recebeu a revisão abrangente de projeto (CDR, na sigla em inglês), informou o site Business Standard.
Essa etapa do desenvolvimento é muito importante, pois acontece a avaliação do projeto da estrutura de ar para que a aeronave fique pronta para testes futuros.
O desenvolvimento da segunda versão do Hal Tejas visa melhorias em relação ao primeiro projeto, o Mark 1.
Boeing ganha contrato para atualizar frota de caças F-15J do Japão
Entre as modificações está a remodelagem do piso da cabine para o melhor conforto do piloto. Outras modificações estão nos aviônicos, no computador de voo, na instalação da sonda retrátil para reastecimento, entre outras atualizações.
Mesmo que os estudos para a segunda versão estejam em andamento, as entregas do Mark 1 ainda precisam acontecer, entre elas 40 unidades do Tejas para um esquadrão da Força Aérea Indiana (IAF, sigla em inglês) e outros 83 para mais quatro esquadrões. Os caças leves irão receber o míssil ar-ar de curto alcance Asraam.
O jato é uma importante peça para missões de ataque leve e treinamento de novos pilotos que almejam voar aeronaves de ponta, como o Su-30MKI e o Dassault Rafale.