Saab entra no projeto MQ-9B para criar versão de alerta aéreo antecipado

Parceria com a General Atomics cria versão não tripulada de alerta aéreo antecipado com sensores AEW da Saab

Por Marcel Cardoso Publicado em 17/06/2025, às 09h11

Nova solução UAEW combina sensores da Saab com drones MQ-9B para ampliar capacidades de vigilância aérea e consciência situacional - General Atomics

A Saab firmou, na segunda-feira (16), uma parceria estratégica com a General Atomics Aeronautical Systems para desenvolver um sistema de alerta aéreo antecipado não tripulado, baseado na plataforma MQ-9B. O projeto visa integrar sensores AEW da Saab ao drone norte-americano, criando uma solução de vigilância contínua para monitoramento de áreas estratégicas

O novo sistema complementará as aeronaves AEW&C tripuladas da Saab, como o GlobalEye, e poderá ser operado de forma independente ou em conjunto com aeronaves tripuladas. A flexibilidade operacional inclui ainda a possibilidade de embarque em navios de guerra, permitindo ampla adaptabilidade às necessidades das missões.

Segundo Carl-Johan Bergholm, responsável pela área de Vigilância da Saab, a proposta atende clientes que buscam soluções AEW baseadas no MQ-9B, ampliando as opções tecnológicas disponíveis. “A solução AEW não tripulada tem excelente potencial para complementar nosso portfólio atual de AEW&C”, disse.

A empresa sueca possui histórico consolidado na entrega de sistemas AEW&C, com clientes entre os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e outras nações parceiras.

Saab UAV AEW AEW&C GlobalEye General Atomics MQ-9B Defesa Aérea Vigilância Aérea sistema não tripulado alerta aéreo antecipado

Leia também

Colômbia negocia compra de caças Gripen com participação da Embraer
Gripen E/F é selecionado pela Tailândia como novo caça multifunção