Detalhes de patente a Sukhoi compara o caça Su-75 com o F-117 que está aposentado há 14 anos
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 26/03/2022, às 17h00
Os documentos de patente do futuro caça russo Su-75 Checkmate trazem algumas informações adionais do projeto, mas chamou atenção o fato dos documentos fazerem alusão direta ao F-117 Nighthawk, o eterno caça invisível, mas aposentado em 2008.
Usualmente documentação de patentes apresenta apenas descrição técnica do projeto, mas no caso do material tornado público pela agência de notícias russa TASS, os engenheiros destacaram as limitações do F-117 e a superioridade de projeto do Su-75.
O Checkmate promete revolucionar o mercado internacional de aeronaves de combate de última geração, oferecendo uma plataforma modular, com alta capacidade e baixo custo. Assim, os desenvolvedores do avião citaram que levaram em consideração os pontos fracos do F-117 e corrigiram tais falhas do projeto. “Esta aeronave [o F-117] tem várias desvantagens, como características ruins de decolagem e pouso, além de estabilidade e controlabilidade insuficientes em voo”, diz a patente.
O projeto afirma que, ao contrário do modelo norte-americano, o Su-75 terá as mais recentes tecnologias e conceitos avançados, incluindo uma arquitetura aberta ajustável aos requisitos individuais de cada cliente. O modelo ainda projeto contar com inteligência artificial e capacidade para até sete toneladas de armamento.
O Su-75 foi apresentado ao público pela primeira vez no Moscow Air Show – MAKS 2021, ressaltando suas virtudes e capacidades acima do rival F-35. A patente agora destaca as vantagens do novo jato sobre um projeto da primeira geração de caças furtivos, que fez amplo uso de técnicas para tornar a assinatura do jato praticamente nula nos radares existentes na época. Todavia, o projeto foi considerado radical demais pela própria força aérea dos Estados Unidos, que na sequência optou por modelos mais convencionais, mesmo que com furtividade inferior ao pioneiro F-117.
A patente russa destaca que o Su-75 supera o F-117 por contar com maior estabilidade e controlabilidade, sem comprometer as características de voo do caça.
Outro detalhe apontado é a entrada de ar dianteira, que teria melhor desempenho que a adotada no F-35, permitindo melhor desempenho em todas as fases de voo, incluindo em manobras de curva fechadas.
Em 2021 a Sukhoi destacou que o maior rival do Su-75 era o F-35, que atua basicamente no mesmo nicho de mercado planejado, assim como oferece capacidades de combate próximas. Por ora, o Su-75 deverá ter um alcance de combate máximo de 3.000 quilômetros e velocidade de até Mach 1.8.