A parceria entre Royal Air Maroc e Embratur visa aumentar o turismo no Brasil com ações focadas em agentes de viagens internacionais
Por Gabriel Benevides Publicado em 27/03/2025, às 15h40
A companhia aérea Royal Air Maroc (RAM) e a Embratur firmaram uma parceria visando ampliar a presença do Brasil no mercado internacional, especialmente na Europa, com ações que conectam agentes de viagens ao destino.
Uma das iniciativas recentes da colaboração foi a visita de uma comitiva de agentes de viagens da Espanha ao Brasil, que aconteceu entre os dias 17 e 22 de março. Os profissionais, que partiram de Madrid com escala em Casablanca, Marrocos, foram convidados a conhecer as atrações turísticas de São Paulo e São Sebastião. A programação incluiu visitas a museus, mercados e restaurantes, além de um passeio de helicóptero sobre São Paulo. O grupo também teve a oportunidade de interagir com indígenas no litoral norte paulista e explorar a gastronomia e a cultura locais.
O objetivo do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), lançado pela Embratur, é promover o Brasil no mercado internacional e facilitar o acesso de estrangeiros a destinos brasileiros. Além disso, a iniciativa busca aumentar a conectividade aérea por meio de novas rotas diretas para o Brasil.
Na primeira fase da parceria com a Royal Air Maroc, agentes de viagens de países como Espanha, Portugal e França estão sendo convidados a explorar o Brasil. A famtrip com agentes de Portugal aconteceu entre 24 e 29 de março, enquanto uma press trip com jornalistas franceses está programada para maio de 2025.
A programação também incluiu um workshop com a participação de representantes da Royal Air Maroc, Embratur, Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo Convention & Visitors Bureau e da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR). Durante o evento, os agentes de viagens receberam informações sobre o perfil dos destinos turísticos brasileiros e sobre o papel da Royal Air Maroc na conectividade entre o Brasil e mercados da Europa, África e Ásia.
Em relação à infraestrutura, os participantes conheceram os planos de expansão do aeroporto internacional de Guarulhos, além de ouvir sobre os planos da Royal Air Maroc, que inclui a expansão de sua frota e de suas rotas até 2037. A companhia já opera no Brasil com o Boeing 787-9 e firmou uma parceria de codeshare com a Gol, facilitando o acesso a mais destinos nacionais.
A Royal Air Maroc também prepara um tour para 16 agentes de viagens brasileiros, com destino ao Marrocos, previsto para abril de 2025, buscando estreitar as relações culturais entre os dois países e promover o turismo no Marrocos.