Aeroporto de Macaé, no Rio de Janeiro, inaugura nova pista de 1.410 metros que permite operação de aviões como o 737-800
Por Marcel Cardoso Publicado em 18/06/2025, às 08h53
O aeroporto de Macaé, no litoral norte do Rio de Janeiro, inaugurou na última terça-feira (17) sua segunda pista de pouso e decolagem, a PPD 05/23, viabilizada por um investimento de R$ 220 milhões.
O terminal (MEA) passa a ser o terceiro do estado a contar oficialmente com duas pistas de pouso e decolagem, além do Santos Dumont (SDU) e do Galeão (GIG), ambos na capital. Com 1.410 metros de extensão, a nova estrutura eleva a categoria do aeroporto ao permitir a operação de aeronaves de maior porte, como os jatos da classe C, a exemplo do Boeing 737-800.
A construção teve início em junho de 2023 e foi finalizada em dezembro de 2024, seis meses antes do prazo previsto em contrato. Para antecipar a entrega, a concessionária suíça ampliou investimentos e redesenhou processos de execução. A homologação da pista pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi concluída em abril.
Além da nova pista, o projeto incluiu a ampliação de três taxiways que conectam as pistas ao pátio, e a expansão da área destinada a helicópteros, que agora comporta dez novas posições. Ao todo, 430 profissionais participaram da obra.
Durante os trabalhos, os voos de helicópteros, principal tipo de operação no terminal, voltado à indústria offshore, continuaram normalmente, com cerca de 41.600 operações realizadas no período. Já os voos comerciais foram temporariamente suspensos, sem previsão de retorno.