Revolução nos céus: O iPhone e o iPad transformaram a experiência de voar

Da cabine ao check-in, conheça como os dispositivos da Apple redefiniram a tecnologia e a conveniência na aviação moderna

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 09/09/2024, às 15h00

- Alaska Airlines

Embora o novo iPhone 16 não tenha sido inovador em desing, mantendo a estratégia de reconhecimento da marca com um desenho amplamente reconhecido, a Apple adicionou uma série de novas tecnologias aos aparelhos. O maior destaque é o amplo uso inteligência artificial em praticamente todas as funções, desde fotografia até saúde.

Se os novos iPhone 16 não são exatamente revolucionários, há 17 anos o gaget tem ajudado a aviação dar passos largos em algumas inovações no cockpit e na cabine de passageiros. Lançado originalmente em janeiro de 2007, o iPhone surgiu com a promessa de transformar a telefonia celular e a forma como as pessoas interagiam com a internet.

Embora a canadense Blackberry tenha tornado realidade o conceito de smartphone, foi a Apple que revolucionou a forma como as pessoas lidam com seu dia a dia. O uso do iPhone e dos demais telefones inteligentes mudaram até mesmo a dinâmica social e como lidamos com o mundo.

Se antes a internet estava fixa em um computador e mesmo o wifi era limitado a um determinado ambiente, com o iPhone, foi possível ir além, com aplicativos de bancos na palma da mão, câmera de alta definição, GPS integrado, entre outros.

Evidentemente, que neste caminho surgiram diversos rivais que aprimoraram o conceito do smartphone, com alguns superando consideravelmente algumas características do iPhone ao longo dos últimos 17 anos.

O iPad, lançado em 2010, ajudou a popularizar o conceito de tablet, ainda que sua primeira versão fosse um irmão maior e ligeiramente menos capaz do iPhone, mas seu uso era tão versátil quanto e hoje se aproxima, eventualmente até supera, alguns modelos do Macbook, o computador portátil da Apple.

Se atualmente a Apple não é exatamente revolucionária em seus telefones, eles ainda hoje são responsáveis por moldar diversos aspectos da aviação. Uma série de recursos e ideias surgiram justamente pela popularização do iPhone e da iPad, assim como as capacidades que a dupla oferece.

iPhone iPad Apple iOS