República Tcheca quer comprar o F-35

Com o fim do ciclo de operação dos Gripen C a República Tcheca quer comprar o F-35 dos Estados Unidos

Por André Magalhães Publicado em 20/07/2022, às 14h10

F-35tem recebidos muitos pedidos de compra nos últimos anos - Divulgação

A República Tcheca anunciou hoje (20) que planeja iniciar as negociações com os Estados Unidos para a aquisção de 24 caças de quinta geração F-35 Lightning II. A intenção é modernizar as capacidades de defesa e ampliar os recursos da força aérea, especialmente em um cenário de tensões da Otan com os russos.

"Fui autorizada a formar uma equipe de negociação interministerial e iniciar negociações com o governo dos Estados Unidos para adquirir 24 unidades dos caças multifunção F-35 Lightning II para equipar dois esquadrões”, disse a ministra da Defesa Jana Černochová.

A República Tcheca é membro da Otan e já havia demonstrado interesse no moderno caça norte-americano para renovar sua frota de aviões de combate, que inclui até mesmo o Saab Gripen C, versão anterior a adquirida pela Força Aérea Brasileira

Caso o acordo seja aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos, os primeiros aviões deverão chegar em 2027, mas o caminho para obtenção da licença ainda é longo e incerto.

O F-35 também irá equipar a força aérea Helênica (grega). Recentemente a Atenas assinou um pedido formal para a aquisição de 20 caças, que vão completar a frota de Dassault Rafale.

A República Tcheca quer substituir seus caças Gripen C/D, arrendados da Suécia e cujo contrato de aluguel termina em 2027. Inclusive o país poderia se permanecer com os aviões com um custo quase zero, pois o valor dos caças está praticamente pago.

A outra opção para a força aérea tcheca é a compra do Gripen E, a mesma versão da FAB. A Suécia busca novos clientes internacionais para o Gripen NG, que tem apenas um contrato internacional com o Brasil. Recentemente o caça perdeu em vendas para o F-35 em países como o Canadá e Finlândia.

Lockheed Martin FAB Rafale Dassault Otan F-35 Gripen Grécia Saab República Tcheca

Leia também

Gripen custando quase zero serão entregues pelos tchecos
Autoridade dos EUA relata encontro de caças F-35 com avançado caça chinês