Reino Unido e Japão irão desenvolver motores para caças de última geração

Ambos países já têm importantes projetos em andamento

Por André Magalhães Publicado em 22/12/2021, às 13h50 - Atualizado às 14h49

 

Projeto britânico visa renovar a frota da Real Força Aérea  | Foto: Tempest Team

O Reino Unido e o Japão anunciaram planos para desenvolver motores para caças de alta tecnologia, o início dos trabalhos está previsto para começar já no próximo ano.

O anúncio foi feito pelo governo do Reino Unido nesta quarta-feira (22), de acordo com a nota oficial cerca de 30 milhões de libras esterlinas serão destinadas a planejamento, projetos digitais e desenvolvimentos de criações inovadoras. Para além disso, os governos acertaram explorar novas tecnologias destinadas ao combate aéreo.

“Fortalecer nossas parcerias no Indo-Pacífico é uma prioridade estratégica e este compromisso com o Japão, um de nossos parceiros de segurança mais próximos na Ásia, é um claro exemplo”, disse Ben Wallace, secretário de defesa do Reino Unido.

Ambos os países têm projetos em desevolvimento de uma aeronave de combate de última geração, do lado britânico o Tempest, um caça cujo o projeto inclui participantes, como a BAE Systems, Rolls Royce, Leonardo e Mbda.

Já do lado japonês existe o projeto FX, que visa o desenvolvimento de um novo avião de combate para substituir a frota dos F-2 (versão japonesa do caça norte-americano F-16).

O trabalho entre os países terá participação da Rolls-Royce e BAE Systems, do lado do inglês e da Mitsubishi Heavy Industries (MHI) e IHI, do lado japonês.

Cooperação no desenvolvimento de novas aeronaves, tecnologias e demais armamentos está sendo uma tendência, tanto que, o projeto Fcas, outro programa europeu de desenvolvimento de uma aeronave de combate de última geração que poderá se juntar ao programa Tempest.

aeronave notícias de aviação avião aviação Caça Reino Unido Japão FX Tempest