Aeroporto Carlos Prates está fechado há quase um ano e sua área se tornou alvo de disputa de interesses na Câmara e Prefeitura
Por Micael Rocha Publicado em 05/03/2024, às 08h00
No dia 29 de fevereiro a Prefeitura de Belo Horizonte iniciou a audiência pública da Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços que tratará sobre a destinação da área do aeroporto Carlos Prates (SBPR), desativado em 31 de maio de 2023.
Segundo a justificativa de fechamento do aeroporto, o plano é urbanizar terreno, com moradias de interesse social. O acordo firmado entre a Prefeitura e o Governo Federal (dono do terreno), prevê que a área que ficará sob responsabilidade do município por vinte anos e será destinada à construção do parque Maria do Socorro Moreira, com as obras sendo realizadas pelo município.
Segundo o vereador Braulio Lara (Partido Novo), a nova proposta prefeitura tem sido conduzida de forma ilegal, sem escutar todos os envolvidos e sem analisar o impacto do empreendimento para a região.
Lara e outros doze políticos assinam o Projeto de lei 636/2023, que altera a classificação de zoneamento da área do aeroporto de Área de Grandes Equipamentos de Uso Coletivo (Ageuc) para Área de Grandes Equipamentos Econômicos (Agees).
Os parlamentares defendem a revisão do planejamento para o espaço do antigo aeroporto e garantir o restabelecimento das atividades econômicas realizadas ali há cerca de 80 anos.
Vereadores e interessados na reabertura do Carlos Prates que articulam sobre o PL 636/2023 já obtiveram mais de sete mil assinaturas entre pessoas que faziam uso do aeroporto, utilizando inclusive votações nas redes sociais oficiais da Câmara Municipal. Até o fechamento desta matéria, 76% dos votos pediam a reabertura do aeródromo.