GEIV realiza testes nos instrumentos de aproximação de Porto Alegre

Destacamento é o responsável por aferir os instrumentos de aproximação e pouso nos aeroportos brasileiros

Por Micael Rocha Publicado em 09/10/2024, às 09h00

GEIV está testando os equipamentos que ficaram desligados desde o alagamento que interditou a pista, no início de maio - Fraport

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está programado para retomar suas operações em 21 de outubro, após a realização de testes de segurança operacional com o apoio da FAB.

As manobras de aproximação, pouso e decolagem foram conduzidas pelo Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV), testando os equipamentos que ficaram desligados desde o alagamento que interditou a pista no início de maio.

De acordo com a Fraport, durante o período inicial de reabertura, o aeroporto utilizará uma pista de 1.730 metros, restrita a voos domésticos. A expectativa é que a pista principal (a 11/29), de 3.200 metros, volte a operar em 16 de dezembro, permitindo o retorno de voos internacionais. 

A retomada das atividades também modificará temporariamente as áreas internas do aeroporto, como os locais de circulação de passageiros e funcionários. O Salgado Filho já havia retomado as operações de check-in há três meses, que antes eram realizadas em um shopping na cidade de Canoas, durante o período de adaptação da base aérea.

A concessionária informou também que 85% dos trabalhos de recuperação já foram finalizados. As melhorias incluem esteiras de bagagem, sistemas de energia e tecnologia da informação.

• Veja nossos vídeos no canal da AERO Magazine no YouTube

Porto Alegre teste Fraport GEIV Aeroporto Salgado Filho Grupo Especial de Inspeção de Voo aferição

Leia também

Fraport confirma data de reabertura parcial do aeroporto de Porto Alegre; veja imagens das obras
GEIV completou 65 anos