Ilyushin Il-76 da Silk Way realizou o transporte de peça de 31 toneladas, que foi descarregada em Viracopos
Por Wesley Lichmann Publicado em 22/03/2023, às 17h06
O raro Ilyushin Il-76 da companhia aérea Silk Way pousou ontem (21), no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas. A aeronave cargueira foi responsável pelo transporte de um compressor para a indústria petroquímica.
Diante da necessidade de cuidados especiais e com uma peça com peso de 31 toneladas, o descarregamento da aeronave só pode ser realizado na manhã de hoje (22), por volta das 10h. A decolagem do Ilyushin Il-76 está prevista para às 19h de hoje, com destino a Fuerteventura, segunda maior ilha das Canárias, na Espanha.
A operação para descarregar o Ilyushin Il-76 teve o apoio de 20 pessoas, além de três veículos, incluindo um guindaste, uma carreta de seis eixos e uma carreta comum.
A peça com a estrutura de apoio foi descarregada na carreta de seis eixos e contou com o auxílio do guincho interno disponível na aeronave. Ainda no pátio do aeroporto de Viracopos, o guindaste retirou a carga da carreta de seis eixos e colocou na carreta comum.
Desenvolvido pela União Soviética durante a década de 1960 e introduzido em 1974, o projeto do Ilyushin Il-76 foi solicitado pela Força Aérea Soviética, que necessitava de uma aeronave capaz de transportar equipamentos de forma rápida e eficiente em pistas com restrições e com capacidade para sustentar as operações logísticas das forças soviéticas.
Com grande poder operacional, a aeronave pode pousar e decolar em pistas com comprimento de 2.000 metros.
O Ilyushin Il-76 tem 47m de comprimento, 50m de envergadura e sua velocidade máxima pode chegar a 850 km/h, enquanto o alcance é de até 3.800 quilômetros.
Mesmo depois da dissolução da URSS, a aeronave ainda faz parte da frota de diversos países, incluindo a China e a Rússia.
Além de operar diretamente em ações táticas militares e de segurança estatal, o Ilyushin Il-76 é utilizado comercialmente no transporte de grandes peças, equipamentos e ferramentas ao redor do mundo, como é o caso das aeronaves disponibilizadas pelo Grupo Silk Way.
A companhia aérea com sede em Baku, no Azerbaijão, conta com cinco aeronaves do modelo em sua frota, além de sete 747-400F e cinco 747-8F. O grupo cargueiro atende mais de 45 destinos no mundo todo, além de voos pontuais previamente contratos para o trasnporte de cargas especiais.