Empresa africana é uma das três únicas a operar com a variante de menor capacidade da família A330neo
Por Gabriel Benevides Publicado em 16/10/2020, às 16h30 - Atualizado às 19h04
Uganda Airlines será um dos primeiros e únicos operadores do A300-800
A Uganda Airlines está prestes a receber a sua primeira unidade do A330-800, a versão de menor capacidade da família A330neo. A Airbus divulgou as primeiras imagens do avião recém-pintado, ostentando as cores patrióticas de Uganda, em um padrão bastante marcante e original.
Coma expectativa de receber a primeira unidade do A330-800 em dezembro, a Uganda Airlines pretende inaugurar a sua primeira rota de médio e longo alcance, finalmente voando além dos limites regionais. Atualmente, a companhia da África Oriental voa com apenas quatro unidades do Bombardier CRJ 900, responsáveis por realizar os voos em nove rotas.
“Nosso objetivo principal é ter três conexões com mercados estrangeiros, sendo Dubai [nos Emirados Árabes], Londres [Inglaterra] e também, o chinês em Guangzhou”, disse Cornwell Muleya, CEO da Uganda Airlines.
Por conta da crise do coronavírus, a montagem da aeronave atrasou dois meses. O A330neo recebeu recentemente a pintura de seu novo operador e deverá nas próximas semanas passar por testes de solo e voo, antes de ser entregue para a empresa africana.
O A330-880 conquistou poucos clientes desde seu lançamento, com apenas onze pedidos firmes, sendo dois da Uganda Airlines, além de oito pedidos feitos pelo Kuwait e uma única unidade encomendada pela Air Greenland, companhia aérea da Groenlândia.
O A330neo foi apresentada em julho de 2014, em duas variantes a -800 ligeiramente maior que a série -200 e o -900, versão de maior capacidade da família A330. Os novos jatos contam com os motores Rolls-Royce Trent 7000, oferecendo, segundo o fabricante europeu, uma economia de 25% no consumo de combustível por assento, em comparação às aeronaves de geração anterior, além do alcance estendido em 1.500 nm (2.780 km)
Diferente do sucesso da versão -900, a variante -800 sofreu inúmeros atrasos na sua certificação, com a primeira unidade sendo entregue apenas no próximo mês de novembro para companhia aérea estatal do Kuwait.