Raro A330-800 recebe a exótica e original pintura da Uganda Airlines

Empresa africana é uma das três únicas a operar com a variante de menor capacidade da família A330neo

Por Gabriel Benevides Publicado em 16/10/2020, às 16h30 - Atualizado às 19h04

Uganda Airlines será um dos primeiros e únicos operadores do A300-800

A Uganda Airlines está prestes a receber a sua primeira unidade do A330-800, a versão de menor capacidade da família A330neo. A Airbus divulgou as primeiras imagens do avião recém-pintado, ostentando as cores patrióticas de Uganda, em um padrão bastante marcante e original.

Coma expectativa de receber a primeira unidade do A330-800 em dezembro, a Uganda Airlines pretende inaugurar a sua  primeira rota de médio e longo alcance, finalmente voando além dos limites regionais. Atualmente, a companhia da África Oriental voa com apenas quatro unidades do Bombardier CRJ 900, responsáveis por realizar os voos em nove rotas.

“Nosso objetivo principal é ter três conexões com mercados estrangeiros, sendo Dubai [nos Emirados Árabes], Londres [Inglaterra] e também, o chinês em Guangzhou”, disse Cornwell Muleya, CEO da Uganda Airlines.

Por conta da crise do coronavírus, a montagem da aeronave atrasou dois meses. O A330neo recebeu recentemente a pintura de seu novo operador e deverá nas próximas semanas passar por testes de solo e voo, antes de ser entregue para a empresa africana.

O A330-880 conquistou poucos clientes desde seu lançamento, com apenas onze pedidos firmes, sendo dois da Uganda Airlines, além de oito pedidos feitos pelo Kuwait e uma única unidade encomendada pela Air Greenland, companhia aérea da Groenlândia. 

O A330neo foi apresentada em julho de 2014, em duas variantes a -800 ligeiramente maior que a série -200 e o -900, versão de maior capacidade da família A330. Os novos jatos contam com os motores Rolls-Royce Trent 7000, oferecendo, segundo o fabricante europeu, uma economia de 25% no consumo de combustível por assento, em comparação às aeronaves de geração anterior, além do alcance estendido em 1.500 nm (2.780 km)

Diferente do sucesso da versão -900, a variante -800 sofreu inúmeros atrasos na sua certificação, com a primeira unidade sendo entregue apenas no próximo mês de novembro para companhia aérea estatal do Kuwait.

aeronave avião Airbus pandemia África A330neo voos internacionais notícia de aviação Kuwait Airways Uganda Uganda Airlines