Querosene de aviação acumula alta de 102,4% em 12 meses

Alta no preço do querosene de aviação superou a maioria dos combustíveis no Brasil e impacta no transporte aéreo

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 24/06/2022, às 16h00

Embora combustível e dólar acumulem forte alta, passagens aéreas subiram 12,6% no mesmo período - Divulgação

O querosene de aviação (QAV) acumulou alta de 102,4% nos últimos doze meses, impactando ainda mais nas operações aéreas no Brasil. O insumo que representa a maior parte dos custos de um voo regular tem pressionado o caixa das empresas aéreas em um momento de retomada, após dois anos de baixa demanda gerada pela pandemia.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) destaca que embora o combustível tenha dobrado de valor, a tarifa aérea média real registra alta de 12,6%, na comparação com valor acumulado de janeiro a abril de 2022 (R$ 580,41) com a tarifa aérea média real do ano passado (R$ 515,22).

Os dados mais recentes, disponíveis pela Anac, mostram que o setor aéreo brasileiro tem enfrentado forte pressão com custos. Outro desafio para as empresas aéreas no Brasil tem sido a desvalorização do real frente ao dólar, somado a flutuação da moeda norte-americana nos últimos meses, que impacta no planejamento de curto e médio prazo do setor.

Ainda assim, a aviação comercial doméstica no Brasil tem retomado grande parte dos números da pré-pandemia, em especial a oferta de assentos e se aproximando da ocupação média existente até 2019.

aeronave notícias de aviação avião aviação QAV Abear combustível de avião

Leia também

Associação Internacional de Transporte Aéreo critica política de preços de combustíveis no Brasil
Paralisação dos caminhoneiros ameaça abastecimento de querosene nos aeroportos