Qatar Airways vai comprar 95 milhões de litros de combustível sustentável

Em parceria com a produtora Gevo, Qatar Airways vai comprar 95 milhões de litros de combustível sustentável

Por Marcel Cardoso Publicado em 03/11/2022, às 17h47

As entregas do combustível deverão começar em 2028 - Qatar Airways/Divulgação

A Qatar Airways e a Gevo, produtora de combustível de aviação sustentável (SAF), assinaram um acordo de compra em que a companhia aérea irá adquirir 25 milhões de galões americanos, o equivalente a 95 milhões de litros de SAF puro ao longo de cinco anos.

As entregas estão previstas para começar em 2028 em vários aeroportos da Califórnia, nos Estados Unidos, tornando a companhia aérea como a primeira na região do Oriente Médio e África a anunciar um compromisso com um acordo internacional com o combustível.

A utilização de SAF é um dos pilares da Qatar Airways e do plano da aliança Oneworld de atingir zero emissões líquidas até 2050, resultado da redução das emissões de dióxido de carbono ao longo de seu ciclo de vida. A tecnologia atual permite que as reduções de CO2 cheguem a 85% quando comparadas ao combustível de aviação convencional.

Segundo o CEO da companhia aérea, Akbar Al Baker, “a descarbonização da aviação requer uma incorporação gradual de combustíveis com baixo teor de carbono e sustentáveis. (...) Estamos apoiando a Gevo para estabelecer suas instalações de produção de SAF para aumentar o fornecimento e nos aproximar de nossa meta de substituir 10% de nosso combustível convencional para jatos por SAF até 2030.”

Qatar Airways Combustível SAF sustentável Oriente Médio

Leia também

Airbus admitiu preocupação com disputa judicial com a Qatar Airways
Etanol poderá ser convertido em combustível de aviação sustentável