Qantas fecha pedido adicional para 12 Airbus A350-1000 e 12 Boeing 787 Dreamliner
Por Wesley Lichmann Publicado em 24/08/2023, às 00h10
A companhia aérea australiana Qantas anunciou hoje (24), que fechou um pedido de 24 aviões de fuselagem larga junto a Airbus e Boeing, como parte final do programa renovação de sua frota.
O pedido multibilionário, do Projeto Fysh, inclui a compra adicional de 12 Airbus A350-1000 e 12 Boeing 787 Dreamliner, sendo quatro da versão -9 e oito da variante -10, com entregas programadas a partir do ano fiscal de 2027.
Os novos Dreamliners substituirão grande parte da frota existente de A330, que terá atingido uma idade média de 21 anos quanto o processo de renovação começar.
Já os A350 adicionais vão substituir os dez A380, com as primeiras entregas previstas para acontecer em 2028, selando a aposentadoria do avião de dois andares no início da próxima década, por volta de 2032.
O acordo eleva o número total de A350 e 787, para 24 e 26 aeronaves, respectivamente, permitindo a Qantas aumentar a oferta de assentos e possibilitando a abertura de novas rotas internacionais.
A transportadora selecionou os motores General Electric GEnx para equipar os novos 787, enquanto os Rolls Royce Trent XWB-97 são exclusivos para o A350.
A Qantas opera atualmente 14 Boeing 787-9, e espera receber em 2025, o primeiro dos 12 Airbus A350-1000 encomendados em maio de 2022, destinados aos voos de ultralongo alcance do 'Project Sunrise'.
Os voos inaugurais do projeto estão programados para o final de 2025, conectando diretamente Sydney a Londres e Nova York.
Além dos jatos de fuselagem larga, a companhia receberá a partir deste ano 29 Airbus A220-300 e 20 A321XLR.