Qantas investiga ataque hacker que pode ter exposto dados de até seis milhões de passageiros
Por Marcel Cardoso Publicado em 02/07/2025, às 09h00
A companhia aérea australiana Qantas anunciou ontem (1), que está investigando um ataque cibernético significativo que atingiu um sistema externo utilizado por um de seus centros de atendimento ao cliente.
De acordo com a Qatas, os invasores obtiveram acesso a dados sensíveis de até seis milhões de passageiros. Entre as informações comprometidas estão nomes, endereços de e-mail, números de telefone e datas de nascimento.
A Qantas afirmou que ainda está apurando a extensão exata do vazamento, mas considera que o volume de dados acessados pelos criminosos seja expressivo. Dados como informações financeiras, incluindo cartões de crédito e números de passaporte não estavam armazenados na plataforma afetada. A empresa também assegurou que não houve impacto nas operações nem na segurança de seus voos.
Vanessa Hudson, diretora-executiva da Qantas, informou que o incidente foi comunicado ao Coordenador Nacional de Cibersegurança da Austrália. “Pedimos sinceras desculpas aos nossos clientes e reconhecemos a preocupação que essa situação pode causar”, disse. “Nossos clientes confiam em nós para proteger seus dados pessoais, e levamos essa responsabilidade muito a sério.”